29717

10 dicas para você fazer um belo bife

Saiba como deixar sua carne no seu gosto preferido

1 - Ficou seco e duro?

De duas uma: ou o bife estava fino demais, ou passou mais tempo do que deveria na frigideira. Para fazer um bife suculento, a primeira regra é escolher uma carne mais gorda, com bom marmoreio ou capa de gordura. O ideal é que o bife tenha 2 cm (ou aproximadamente dois dedos) de espessura, uns 15 cm em média de comprimento e peso por volta de 250g. Mas este é só o começo.

2 - Ficou cru e sem crosta?

O bife ou a frigideira estavam frios. Ou o bife era muito fino. O correto é aquecer a frigideira até que levante fumaça e só então despejar um fio de óleo para formar uma camada fina untando a frigideira, pondo então o bife. Deixe dourar. Evite mexer muito na carne. Quando estiver dourado de um lado, vire o bife e baixe o fogo (de médio para baixo). Assim, o bife ficará dourado e o cozimento interno será uniforme.

3 - Ficou muito salgado?

Ou você exagerou na quantidade de sal ou salgou a carne muito tempo antes de levar para a panela. Tempere dos dois lados minutos antes de levar à frigideira, apenas com sal refinado (ou grosso moído) e pimenta-do-reino moída na hora. É o suficiente. Se preferir, salgue depois de frito com sais gourmets, como flor de sal.

4 - Ficou solado?

Você deve ter maltratado a carne! Socá-la ou martelá-la destrói as fibras e faz com que perca os sucos e a textura. Só bata se a ideia for abrir um filé mignon para fazer paillard. Matéria-prima de qualidade tampouco precisa de ‘amaciantes’ químicos ou naturais, como a papaína. Fuja desses truques usados para tentar melhorar carnes duras, que acabam virando uma massa homogênea.

5 - O sabor da carne sumiu?

O diagnóstico é simples: excesso de tempero, possivelmente alho picadinho. Se a ideia é acrescentar um sabor adicional ao bife, coloque os temperos na frigideira, não na carne. Ramos de tomilho ou alecrim e até um dente de alho inteiro podem entrar no final do preparo para agregar sabor. Mas nem pense em esfregá-los na carne.

6 - Grudou na frigideira?

A culpa é da frigideira. Provavelmente, fina demais. Bife se faz em frigideira de ferro fundido, que retém e distribui melhor o calor e pode ser encontrada em vários modelos, tamanhos e preços, à venda inclusive em supermercados. Frigideiras de inox e antiaderentes com fundo triplo também funcionam.

7 - Ficou branco e sem gosto?

Um dos erros mais graves é colocar o bife gelado na frigideira quente: em vez de fritar, ele solta líquido e cozinha. Nesse caso, não há salvação, a carne fica insossa e esbranquiçada. Um bife de 250g deve ficar fora da geladeira de 20 a 30 minutos, no mínimo, antes de ir para o fogo.

8 - Juntou água na frigideira?

Ou a carne estava gelada ou você pôs muitos bifes na frigideira ao mesmo tempo. A quantidade faz toda a diferença: ponha apenas um ou dois (se forem pequenos) por vez, para não baixar demais a temperatura da frigideira.

9 - Passou do ponto?

Você ignorou os sinais de cozimento: quando a carne está quase ao ponto começa a soltar “bolhinhas” de sangue no centro. Um bom teste é apertar o bife levemente com as costas do garfo. Se ceder facilmente, ainda mole, está ao ponto. Quanto mais passado, mais resistente

10 -  Foi de cru a queimado?

Para quem prefere a carne mais bem passada, sem queimar, uma alternativa é fazer um bife alto, fritá-lo ‘ao ponto’ e finalizar o preparo no forno (180°C a 200°C), por 4 a 5 minutos. Ele cozinhará mais por dentro, sem queimar por fora

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole