Covid-19

51794

Prefeitura de Tupã investiga possível caso de reinfecção por Covid-19 em jovem de 26 anos

Rapaz que trabalha na área da saúde testou positivo para a doença em maio e, após contato com paciente infectado em outubro, voltou a ter sintomas.

TUPÃ - A prefeitura de Tupã (SP) divulgou nesta sexta-feira (23) que está investigando um caso suspeito de reinfecção por Covid-19 na cidade.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, trata-se de um jovem de 26 anos que teve diagnóstico positivo pela primeira vez em maio e, agora em outubro, testou novamente positivo para coronavírus.
 
Na época, o rapaz, que trabalha na área da saúde no município, fez a coleta de swab. Ele sentiu febre e dores de garanta, mas não chegou a ficar internado, cumprindo o isolamento em casa.
 
Porém, conforme o Executivo, semana passada um rapaz que mora com ele teve falta de ar e precisou ser internado na Santa Casa com Covid-19. Como ele achou que já estivesse imune ao coronavírus, acompanhou o amigo por quatro dias no hospital até que começou a ter febre novamente e a perder o olfato e o paladar.
 
Foi feito um novo exame e novamente deu positivo para Covid-19. O rapaz está bem e cumprindo isolamento em casa.
 
Durante entrevista coletiva, o secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo De Marchi, admitiu que casos de reinfecção são raros, "até em termos mundiais", mas disse acreditar ser possível que tenha acontecido com o paciente da cidade.
 
"Em maio, ele [paciente] fez o teste PCR em tempo real, e deu altíssimo positivo, com todos os sinais de síndrome gripal. Ele recuperou-se e nos últimos cinco dias começou a ter sintomas clássicos de Covid, como perda de olfato e paladar, congestão nasal, cansaço. Foi feito um antígeno, que foi altíssimo, e o PCR veio positivo", explicou o secretário.
 
De Marchi ressaltou que, mesmo diante dos resultados positivos dos testes, a confirmação de um eventual caso de reinfecção vai passar por alguns outros estudos sobre a imunidade do paciente.
 
Segundo Edi Iacida, diretor do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, dentre esses novos testes que serão feitos sobre o caso está o sequenciamento genético para confirmar se o vírus identificado no paciente é o mesmo da primeira infecção ou se foi realmente um caso reinfecção.
 
Consultada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não possui um protocolo de notificação para casos de reinfecção por Covid-19. O Ministério da Saúde, também consultado, ainda não se manifestou.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os casos confirmados de reinfecção são raros, só existindo cinco no mundo comprovados por estudos - nos Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Hong Kong e Equador. No Brasil, um estudo da USP sobre um possível caso de reinfecção foi divulgado em revista científica em setembro.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole