Covid-19

51404

OMS recomenda uso de corticoides em pacientes graves da Covid-19

A recomendação foi dada depois de estudos apontarem que a classe do medicamento pode reduzir a mortalidade em decorrência da doença.

INTERNACIONAL - O uso de corticoides em pacientes com quadros graves de Covid-19 reduz em um terço o risco de mortalidade pela doença. A conclusão é de uma meta-análise realizada pela Organização Mundial da Saúde e publicada nesta quarta-feira, 2, no periódico científico JAMA. 

Os pesquisadores analisaram sete ensaios clínicos randomizados que avaliaram três anti-inflamatórios esteroides em mais de 1.700 pacientes, no mundo todo. Os resultados mostraram que os três medicamentos – dexametasona, hidrocortisona e metilprednisolona – reduzem em um terço os óbitos de pacientes com Covid-19. A dexametasona produziu os resultados mais significativos: queda de 36% nas mortes em 1.282 pacientes tratados em três pesquisas diferentes. 
 
Esses medicamentos são usados ​​para controlar a resposta do sistema imunológico, aliviando a inflamação, o inchaço e a dor. Muitos pacientes com Covid-19, principalmente aqueles que ficam em estado crítico, não morrem em decorrência do vírus, mas da reação exagerada do corpo à infecção – a chamada tempestade de citocinas. 
 
Um estudo anterior, publicado em junho pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, havia mostrado que a dexametasona parecia melhorar as taxas de sobrevivência em pacientes graves. A expectativa era que outros esteroides tivessem o mesmo efeito e é justamente isso o que a nova análise acaba de comprovar.
 
Até o momento, o único tratamento que se mostrou eficaz em pacientes em estado crítico é o remdesivir. Entretanto, sua eficácia foi modesta. Além disso, o remdesivir não está aprovado em todos os países e tem um custo extremamente alto, em comparação com os corticoides. 
 
Diante dos resultados, a OMS publicou nesta quarta-feira, 2, uma nova diretriz recomendando o uso destes medicamentos como primeira linha de tratamento para casos graves de Covid-19.
 
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole