Cidade

41407

Secretaria de Meio Ambiente investe em projeto piloto de preservação de nascentes

Programa recupera fontes hídricas em propriedades rurais

OSVALDO CRUZ - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o processo de catalogar as nascentes preservadas e recuperadas nas áreas rural e urbana do município.

O objetivo é apoiar as ações de recuperação das áreas degradadas do município e trabalhar em prol da sustentabilidade e da biodiversidade regional.

A primeira propriedade trabalhada é a de Júnior Santos, próximo à região da Chácara do Chapéu, que recebeu orientação técnica da Secretaria de Meio Ambiente para fins de preservação de sua fonte hídrica.

No caso de Osvaldo Cruz a Secretaria de Agricultura a proposta é doar mudas para incentivar, a partir de 2018, um cadastramento de propriedades e onde estão localizadas as nascentes no município. Desta forma os produtores que tiverem interesse em preservação das áreas de fontes hídricas poderão receber ajuda através de mudas para restauração de matas ciliares e conservação das nascentes.

Programa está também em 91 cidades paulistas

O programa é vinculado a uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde já foram realizados plantios em áreas prioritárias de 114 municípios.

Ao todo são 6.895 hectares em processo de restauração, o que equivale a mais de 11 milhões de mudas (considerando o espaçamento padrão 2m x 3m, ou seja 1667 mudas por ha) plantadas ou 9.657 campos de futebol (O padrão Fifa tem o campo oficial com 7.140m2). 

O programa ainda conta, atualmente, com mais de 20 projetos prontos para contratação e mais de 119 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, utilizando-se de informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em Unidades de Conservação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole