- Atualizado em 16:59

Cidade

50052

Prefeitura regulamenta horário de atendimento a idosos a partir deste sábado

Supermercados, farmácias, quitandas, açougues e padarias deverão atender pessoas acima de 60 anos apenas das 8h às 9h

OSVALDO CRUZ - Casas lotéricas, correio, supermercados, farmácias, quitandas, açougues, padarias e afins são poderão atender os clientes acima de 60 anos de idade das 8h às 9h.

De acordo com o Decreto 4449/2020, a intenção é fazer com que os idosos permaneçam em isolamento social a maior parte do tempo. "Temos percebido um grande número de idosos circulando pelo comércio, permanecendo muito tempo em supermercados, filas de lotéricas, farmácias, padarias e outros lugares. Por ser a parcela da população mais suscetível à pandemia do Covid-19 vamos restringir o acesso desta camada da população aos locais públicos e de concentração, no caso o comércio e prestadores de serviços", disse o Prefeito Edmar Mazucto.

Farmácias populares

Como um grande número de idosos vai diariamente às chamadas farmácias populares para a retirada de medicamentos de graça fornecidos pelo governo, a saída foi oferecer procurações para os parentes fazerem as tarefas aos mais velhos.

"A orientação é que filhos, netos e outros parentes passem a buscar a medicação nas farmácias populares. Para isso basta levar a documentação pessoal do idoso, a do parente que vai retirar a medicação, se for o caso a receita e preencher uma procuração existente nas farmácias. No mês seguinte basta levar a mesma documentação com a procuração e retirar a medicação", orientou a secretária municipal de Saúde, Ivete Alves Conta.

A secretária informou que todas as farmácias populares têm procurações disponíveis para a retirada dos remédios.

A restrição de acesso às farmácias também vale para a do Município. Assim, no Centro de Saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade só poderão se dirigir à farmácia da Prefeitura das 8h às 9h. Após este horário poderão enviar filhos ou outros parentes para a retirada dos remédios, desde que munidos dos documentos pessoais do idoso, receituário médico e documentos pessoais de quem vai retirar.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Reinaldo Marques

30/03/2020 às 12h19


Acho de uma irresponsabilidade tamanha essa proibição, mesmo porque são decisões tomadas por pessoas com condições de mandar que alguém da família ou funcionários, que possam estar fazendo isso por elas, porém quem tem vida só (com Deus) acaba ficando alijada do ir e vir, que é um direito constitucional. Quem é responsável pelo idoso é a família e quem tem obrigação de cuidar dele. Uma lei que não tem nenhuma flexibilidade, completamente inconstitucional. Eu estou fazendo a minha parte ficando em casa, entretanto, talvez vou ter que não mais ir ao mercado para fazer as compras dos meus itens de necessidades. Vocês estão acostumados só dentro de salas com ar condicionado e recebem tudo nas mãos.

 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole