Cidade

48846

Prefeitura de Osvaldo Cruz disciplina política de restos de construção

Caçambas só poderão transportar até 3 metros cúbicos de resíduos

OSVALDO CRUZ - A partir deste mês a Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, implanta uma nova gestão dos resíduos sólidos oriundos de construções. Geradores e transportadores dos rejeitos devem, agora, se adequar ao tamanho das caçambas, separação de materiais e formas de transporte até o pátio da usina de resíduos.

A obrigatoriedade é válida para resíduos oriundos da da construção civil. Segundo a engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Silvana Maciel,  a nova sistemática vai responsabilizar o gerador dos resíduos (dono da obra) e também as empresas de caçambas, responsáveis pelo acondicionamento, transporte e destinação dos resíduos.

"As caçambas devem ter o tamanho máximo de 3 metros cúbicos de capacidade e no momento do transporte os resíduos devem ser cobertos até chegada ao pátio da usina. Caso o volume ultrapasse os 3 metros cúbicos será necessário ao dono da obra contratar uma outra caçamba para acondicionamento dos materiais", explicou Silvana Maciel ao acrescentar que haverá uma fiscalização principalmente quanto a materiais que caem das caçambas durante o transporte e ao depósito de resíduos em ruas, avenidas e calçadas.

Tipos de materiais

A engenheira lembrou que nas caçambas será autorizado o depósito apenas de resíduos que vêm da construção civil. "Galhos de árvores, restos de podas, animais mortos, materiais recicláveis como sacos, papelão, papeis em geral, vidros e outros não poderão ser jogados nas caçambas", disse Silvana Maciel.

A engenheira explicou que, pelas novas normas federais, o Município já está adequado a um tipo específico de coleta, conforme os materiais. "Temos a coleta dos resíduos domésticos, chamado de lixo comum. Temos também a coleta de materiais recicláveis, a chamada seletiva. E ainda há a coleta de restos de podas e galhos, que os podadores levam até o nosso ecoponto. Agora também há a coleta do chamado RCC (Resíduo da Construção Civil)", enfatizou Silvana.

Para informações e orientações o telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é o (18) 3529-1877

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole