Cidade

43678

Justiça manda Prefeitura desocupar Vila Esperança em seis meses

Multa diária é de R$ 3 mil por descumprimento de cada item da liminar

OSVALDO CRUZ - O juiz da 2a Vara da Comarca de Osvaldo Cruz, André Livonesi, determinou que a Prefeitura de Osvaldo Cruz cadastre no prazo de 60 dias todos os moradores da Vila Esperança e providencie a desocupação de toda favela em seis meses (180 dias). Outra obrigação é providenciar alojamento para as famílias a serem retiraras de lá também em seis meses.

O juiz acatou medida liminar pedida pelo Ministério Público local em ação civil pública. Além disso o Município deverá realizar obras necessárias para a urbanização da Vila Esperança e ainda regularizar a área perante o Registro de Imóveis no prazo de um ano. O juiz ainda fixou uma multa de R$ 3 mil para cada item descumprido da liminar.

O juiz realizou uma audiência no último dia 18 para tentar um acordo entre a Promotoria e o Município mas não houve composição e a ordem de desocupação está mantida. O setor jurídico da Prefeitura anunciou que vai recorrer da decisão liminar do juiz Livonesi.

A ação

A Promotoria de Osvaldo Cruz promoveu a ação contra a Prefeitura após apuração em inquérito civil sobre a situação da favela Vila Esperança, o conhecido Picadão.

"A área é desprovida de registro no Oficial de Registro Imobiliário", diz a liminar do juiz Livonesi.

Segundo o MP, a Vila Esperança é composta em sua maioria por moradias precárias e o local alto índice de criminalidade e constantemente sujeita a alagamentos e deslizamentos, o que coloca em perigo a população lá residente.

“É certo que a ação baseia-se em procedimento prévio, instaurado para o fim de averiguar os fatos. Os documentos demonstram a precariedade a que está submetida a população residente na Vila Esperança” diz o magistrado.

O juiz considerou que “a política pública formulada pelo Poder Legislativo, no plano diretor, não é efetivamente cumprida”.

“Os fatos remontam o descaso de longa data do Poder Público Municipal. As enchentes assolam o local com frequência considerável. A ocupação do solo é irregular, já que os moradores do local não são titulares de domínio ou possuidores com justo título”.

Na visão do MP e do juiz Livonesi a Prefeitura “não se está criando política pública”, o que gera “omissão no cumprimento do Plano Diretor e há inegável risco à vida e saúde das pessoas”, justifica.

Versão já apresentada pelo município

Em entrevista já veiculada pela imprensa mostra que o prefeito Edmar Mazucato é ciente da pretensão da Promotoria. "Eles (MP) querem que a Prefeitura faça um recadastramento de todas as famílias que moram na Vila Esperança, alegando problemas com alagamentos, ocorrências policiais, drogas, vários fatores”, explicou Mazucato.

O prefeito já adiantou anteriormente que não há recursos próprios para a desocupação da Vila Esperança, alojamento das famílias e eventual deslocamento para outro local da cidade.

"É algo complicado e polêmico. Não sei como os moradores irão reagir. Vamos fazer todo um trabalho para melhorar”, disse Mazucato em entrevista anterior.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole