OSVALDO CRUZ - A Prefeitura de Osvaldo Cruz pede que a população pare de colocar resíduos para serem recolhidos defronte as residências no setor abaixo da linha férrea para recolhimento da Operação Bota Fora, que teve início nesta terça-feira (23). Em apenas dois dias foi retirado dos quintais e espaços públicos um volume capaz de lotar 70 caminhões de coleta de lixo e o volume não para de crescer. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Operações Urbanas.
A operação, que estava programada para ocorrer em dois dias no setor abaixo da linha férrea, não terá volume de resíduos recolhidos nem em cinco dias. A Prefeitura acredita que o montante recolhido se deve à cidade ter ficado praticamente oito anos sem serviços como o Bota Fora.
Com isso, haverá necessidade de prosseguir com o recolhimento no setor abaixo da linha férrea também hoje (25) e em dias subsequentes até que a região abaixo da linha férrea tenha a limpeza concluída. Até lá há duas recomendações:
- que os moradores abaixo da linha deixem de colocar os resíduos defronte suas residências e;
- que os moradores acima da linha férrea aguardem a Prefeitura comunicar quando haverá o recolhimento naquela região (ainda sem previsão de ocorrer devido ao grande volume do primeiro setor).
Objetivo da ação
O objetivo é limpar a cidade, já que a prática de jogar materiais nas ruas e locais públicos virou um mal hábito, uma vez que o Município também deixou de realizar o programa semestralmente, como era de costume.
Entulho, lixo domiciliar e inservíveis não podem ser descartados na rua, calçada, praças encostas de estradas e outros lugares públicos por ser considerado crime ambiental.
A recomendação é que os moradores façam a limpeza em seus quintais previamente e coloquem os inservíveis defronte as casas para recolhimento pela Prefeitura.