Fechar
Spoleta 153 (boa notícia) - 04/10/19

- Atualizado em 15:12

Boa Notícia

47121

Vira-lata: conheça as vantagens de ter um cão sem raça definida como companheiro

Pets são considerados muito inteligentes e, por carregarem mistura genética de mais de uma raça, são menos propensos a desenvolverem doenças

NACIONAL -Os cães popularmente conhecidos como vira-latas possuem algumas vantagens e peculiaridades. Por ser uma mistura de raças, o termo correto é SRD (sem raça definida) e cada pet destes é único, devido a sua combinação de genes e mistura de raças ser totalmente exclusiva. “Não existe um padrão. O vira-lata é a ausência de raça pura, e a origem pode ser qualquer mistura, entre qualquer raça ou entre outros vira-latas. Cada um carrega uma carga genética única”, explica a veterinária Mireille Sabbagh.

Justamente por ser um cão que não tenha uma carga genética exclusiva, o vira-lata é o resultado de uma seleção natural, por onde podem ter passado várias raças no passado. Os cães sem raça definida se tornam mais resistentes a alguns tipos de doenças. “Justamente pela mistura o vira-lata é mais resistente. Quando cruzamos cães da mesma raça, selecionamos não somente as características genéticas externas, vai junto desta seleção os genes das doenças que mais acometem àquela raça em questão. Quando misturamos as raças portanto, a mistura de genes torna este animal menos propenso a desenvolver doenças de origem genética”, argumenta Mireille.

Castilho 152 (boa notícia) - 25/02/2019

Características

Segundo Mireille Sabbagh os pets sem raça definida são cães com facilidade de aprendizagem e tendem a ser animais mais dóceis. “De forma geral os vira-latas costumam ser muito inteligentes e aprendem rápido. A questão de ser dócil vai muito da forma como a pessoa cria o cachorro. Todo cachorro criado com amor e muito carinho, que convive dentro de casa, próximo as pessoas, vai ser um cachorro dócil com os familiares e por consequência com as crianças da casa”, diz a veterinária.

Com tantas qualidades, ela indica a adoção de um cão sem raça definida para quem pensar em ter um novo amigo em casa. “Recomendo fortemente os vira-latas. Além de serem mais resistentes, eles amam e são excelentes companheiros. A questão é que existem muitos animais abandonados nas ruas e em abrigos, que necessitam de uma família que os adote. Me parece uma boa ideia salvar uma vida em vez de comprar uma. Se você busca pelo companheirismo e pelo amor de um cachorro, tanto o de raça como o vira-lata pode proporcionar isso”.

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole