Fechar
Spoleta 153 (boa notícia) - 04/10/19

- Atualizado em 04/02/2020 08:07

Boa Notícia

49594

ONGs agradecem iniciativa do Supermercado Bandeiras

Entidades que cuidam de animais abandonados receberam mais de 1,5 mil kilos de ração

OSVALDO CRUZ - Os casos de abandono de animais representam um grave problema, causando prejuízos para a saúde pública, o bem-estar animal, da ecologia e até economia.

Assim como muitos animais são amados por seus tutores, outros são simplesmente descartados. Os animais abandonados sofrem de fome, desnutrição, doenças, envenenamento e outras formas de abuso.

Há em todo o país atualmente, cerca de 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono. 

Se para um proprietário pode ser difícil abandonar um pet, para o animal, o abandono é o começo de um caminho difícil. O final feliz, na forma de adoção, só acontece para 45% dos cachorros e 38% dos gatos. O restante dos animais continuará vivendo em associações protetoras, onde, por mais cuidados que recebam, o ambiente desconhecido, a mudança repentina da rotina e o isolamento podem significar um grande estresse.

O descaso com este assunto mostra que uma parte da sociedade ainda não está convencida das reais necessidades dos animais e se esquecem que eles sentem dor, frio, sede, fome, medo, entre outros.

Antes de se adotar um animal é necessário que se conheça suas reais necessidades. Vários aspectos devem ser levados em conta, como espaço, renda familiar, disponibilidade de tempo para os devidos cuidados que um animal de estimação requer, pois além de alimento, água e cuidados médicos, também são essenciais os cuidados psicológicos, como por exemplo levá-lo para passear. 

Sensível a essa realidade e principalmente às dificuldades que voluntários que cuidam das Ongs de proteção animal em Osvaldo Cruz, o Supermercado Bandeiras realizou ao longo de 3 meses, durante sua campanha de Aniversário, “Mais de 100 Motivos para Comemorar”, a doação de 1.625 quilos de rações para cães e gatos. As ONGs beneficiadas foram: Castracão e Amo Patinhas.

“A doação é fruto de uma parceria com nossos patrocinadores no aniversário de 19 anos do Supermercado Bandeiras. Os parceiros repassam uma parte dos produtos e nós enviamos a quem cuida dos animais abandonados.  Incentivamos desta forma outras empresas e pessoas a desenvolverem campanhas assim, a fim de contribuir com um trabalho tão nobre desenvolvido por essas entidades”, destacou o diretor do Supermercado Bandeiras, Eduardo Marconato Couto.

Vale ressaltar que as Ongs funcionam com o trabalho de voluntários, que muitas vezes dedicam parte de seu tempo para os cuidados com os animais abandonados. Eles alimentam, cuidam, medicam, tratam, visitam e em sua maioria, no intervalo ou após o horário de trabalho ou à noite e nos finais de semana.

 

Posição das ONGs

Já para as Ongs que receberam as doações, a ajuda veio mais uma vez em boa hora. “Receber um volume tão significativo de ração nos ajuda muito. Isso alivia nas despesas mensais que temos, porque nosso trabalho não é só alimentar esses bichinhos abandonados. Temos despesas com veterinárias, clínicas, medicação, higiene, etc. Temos sob nossa tutela, 28 cachorros e 10 gatos.” destacou Fernanda Canevari, da Amo Patinhas.

A representante da CastraCão, Rosângela Anselmo afirmou que a ajuda recebida é estendida à outras pessoas e famílias: “No nosso caso, cuidamos de cerca de 32 cachorros e 7 gatos. Cuidamos diretamente de uma parte desses cães e gatos, mas outros estão em lares temporários e mesmo permanentes. Também ajudamos algumas famílias carentes a manterem seus animais de estimação em suas casas. Sabemos que ter um bichinho de estimação gera custos e para que esses animais não sejam abandonados, nós repassamos uma parte dessas doações. O trabalho é de ajuda e de conscientização. Ter um animal sob seus cuidados exige responsabilidade e muito amor. Com o que recebemos do Supermercado Bandeiras ao longo desses 3 meses, conseguimos ampliar nossa rede de assistência a esses animais”, declarou.

A iniciativa do Supermercado Bandeiras visa também incentivar outras empresas e pessoas a ajudarem neste trabalho. Seja como for, da forma que puder, toda ajuda é sempre bem vinda.

Para mais informações, entre em contato com as Ongs CastraCão e Amo Patinhas através das redes sociais:

Amo Patinhas: https://www.facebook.com/amopatinhaoc/
CastraCão: https://www.facebook.com/castracao.osvaldocruz.90

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole