Boa Notícia

46789

Multiplic avança em pouco tempo e prepara início das Câmaras Setoriais

Seus participantes entendem que quem faz o desenvolvimento local são as pessoas que residem na cidade

OSVALDO CRUZ - O Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz teve início com o objetivo de desenvolver economicamente e socialmente o município. Trata-se da união de um grupo de pessoas, formadoras de opinião, que acreditam que Osvaldo Cruz pode ser melhor.

O Multiplic é formado por dez membros, entre eles empresários de longa data, professores, diretores e comunicadores. Todo o trabalho é divulgado no site do fórum (multiplic.org), veículos de comunicação local e redes sociais, já que se trata de uma ação que envolve toda a sociedade. De acordo com o coordenador geral, Cláudio Tonol, só assim é possível alcançar os resultados.

“Os participantes do Fórum vão precisar entender que esse não é um espaço de disputa, mas de discussão, de diálogo, de convencimento e de construção de consensos. Não devemos valorizar as diferenças que separam e afastam as pessoas, mas o seu compromisso comum de trabalharem pelo desenvolvimento local, pelo futuro da cidade”, disse Cláudio Tonol, em entrevista ao Evidenciador.

O Multiplic é totalmente apolítico. Por isso, seus participantes entendem que quem faz o desenvolvimento local são as pessoas que residem na cidade. E foi assim que o fórum surgiu: pessoas que querem colaborar para o desenvolvimento, sugerindo projetos e ações e, mais que isso, se dedicando, voluntariamente, para que as ideias aconteçam.

O fórum é voluntário, tudo que foi realizado até agora, como apresentações, pesquisas, visitas e marketing, está sendo com o interesse de obter resultados significativos para o município. 

Dez membros compõem o fórum, porém, toda a sociedade pode e deve ser participante. Os membros que estão à frente do Multiplic, faz parte do núcleo inicial, onde dedicam com tempo e disposição para estudar e estruturar o formato inicial do fórum. Porém a sociedade será elemento crucial para que o fórum realmente aconteça e é para isso que serão estruturadas as Câmaras Setoriais.

Durante todas as apresentações que foram realizadas, os presentes receberam uma ficha, onde puderam preencher manifestando o interesse em participar do fórum, colaborando com ideias e sugestões nas câmaras. Agora, após finalizar alguns passos, como apresentações e aprovação da lei que torna o fórum permanente, o Multiplic trabalha na estruturação desses grupos de pessoas que farão parte do desenvolvimento.

(continua após a publicidade)

Casa Avenida 116 (boa notícia) - 22/01/19

A equipe deve finalizar em breve o diagnóstico socioeconômico e dar início às câmaras setoriais

As Câmaras Setoriais juntam as áreas de tecnologia, educação, meio ambiente, agronegócio, indústria, comércio, saúde, serviços e outros. As pessoas participantes de cada uma delas, terão um compromisso com a sociedade, participando de reuniões semanalmente e buscando formas de melhorar o cenário municipal através de ideias, que deverão sair do papel.  A participação é aberta e qualquer cidadão osvaldocruzense pode colaborar com suas sugestões.

“Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta. Mas primeiro é preciso ter uma meta, ou seja, saber onde se quer chegar. Nessa linha, para planejar o desenvolvimento de uma localidade, o primeiro passo é definir uma “visão de futuro”, quer dizer, uma descrição de como será a localidade que desejamos dentro de um determinado horizonte de tempo (10, 15, 20 anos). Assim, quando se trata de um planejamento participativo, como é o caso do MULTIPLIC, a visão de futuro precisa ser construída de forma compartilhada, devendo ser, e certamente será ajustada habitualmente, o que demanda permanência, logo FÓRUM PERMANENTE”, destaca Cláudio Tonol.

O fórum não irá solucionar os problemas locais de imediato. Os resultados serão colhidos a médio e longo prazo, e o trabalho está apenas começando. Mas é uma ação que certamente mudará o perfil socioeconômico de Osvaldo Cruz desde já.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole