Blog do Giu

41961

Você acredita que Osvaldo Cruz possa ser um município de interesse turístico?

Cidadãos ridicularizam a proposta pelas redes sociais, mas especialistas devem criar motivos para OC ser sim município de interesse turístito

Tenho visto pelo Facebook pessoas ridicularizarem a proposta de elaboração de um projeto para que Osvaldo Cruz possa pleitar o título de município de interesse turístico e penso: por que não?

Não estou aqui para causar polêmica alguma, mas o turismo e a prestação de serviços são as alternativas mais viáveis para a geração de empregos hoje. Motivos para atrair turistas? Cabe à comunidade e às autoridades criar os motivos.
 
O caminho é um bom planejamento sobre o que poderia ser implantado na cidade, usando dos potencias naturais já existentes como rios, lagos, serras, morros, cachoeiras, gastronomia; ou verificando as possibilidades de se criar atrativos artificiais como parques, trilhas, festas culturais e gastronômicas. Talvez o resgate de feiras de negócios ou de artesanato com investimentos em infraestrutura necessária para atrair visitantes sejam alternativas mais viáveis.
 
O que é um Município de Interesse Turístico?
 
A lei complementar Nº 1.261/2015 criou uma nova classificação de município turístico. Os Estado de São Paulo possui 70 Estâncias turísticas. A nova lei cria 140 vagas para Municípios de Interesse turístico que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE – Departamento de Apoio as Estâncias.
 
Todos os Municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) já podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico por meio de um Deputado Estadual e foi o caso de Osvaldo Cruz.
 
As primeiras 20 cidades enquadradas legalmente como MIT, com aprovação pela Assembleia Legislativa, após preencherem projetos técnicos com dezenas de exigências, receberam do Governo do Estado um total de R$ 2,6 milhões. Quando o projeto estiver completo, com 70 estâncias e 140 MITs, São Paulo terá quase um terço dos seus municípios voltados ao turismo.
 
A cidade de Osvaldo Cruz está certa em ir atrás de parte dos investimentos porque é uma alternativa econômica importante, porque os recursos do programa serão aplicados melhorando a infraestrutura, especificamente para fomentar o turismo.
 
O turismo é responsável por 10% do PIB nacional. O estado de São Paulo recebe mais de 50 milhões de turistas por ano, gerando mais de um milhão de empregos diretos e dois milhões de empregos indiretos no Estado.  O turismo no Estado movimenta até 56 setores da economia e São Paulo é único estado com políticas públicas voltadas à atividade turística.
 
Caso Osvaldo Cruz seja incluído no programa poderá receber uma verba de R$ 650 mil/ano para investimento em infraestrutura. e é viável ou não, o que vai valer é o talento das autoridades locais ou dos especialistas por elas contratados.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole