- Atualizado em 21:56

Blog do Giu

42922

VERGONHA: familiares denunciam novo vandalismo no cemitério de Osvaldo Cruz

Cemitério local não conta com sistema de monitoramento ou guardas de patrimônio

OSVALDO CRUZ - Até quando? É o que os familiares de entes sepultados no Cemitério de Osvaldo Cruz perguntam sobre os constantes atos de vandalismo contra os túmulos.

Em especial neste fim de semana ganhou repercussão nas redes sociais o caso de destruição do túmulo onde está sepultada a jovem Thainá Mesquita, morta em acidente no dia 12 de outubro do ano passado aos 18 anos de idade. Os vândalos destruíram o túmulo neste sábado, um dia antes da data de aniversário da jovem, que é hoje (18), quando completatia 19 anos.

Seu pai, Itamar Mesquisa, escreveu no Facebook que "chegando no cemitério Municipal de Osvaldo Cruz, para prestar uma homenagem a memória dela, eu e minha esposa nos deparamos com esta situação, vândalos, animais, escória da sociedade, fizeram esta barbárie no túmulo que acabamos de construir". afirmou.

A prática é comum porque o cemitério local não conta com sistema de vigilância 24 horas por dia, nem câmeras de monitoramento ou guardas de patrimônio, além de muros frágeis que são também constantemente destruídos. "Estou me sentindo impotente, revoltado, desamparado, indignado, pois os muros do cemitério municipal de Osvaldo Cruz estão praticamente no chão", disse o pai de Thainá.

O pai da jovem denuncia que "a qualquer hora do dia e da noite" os vândalos correm por cima dos túmulos e usam drogas e destroem o cemitério. "Fui até às autoridades registrar o ocorrido e o oficial disse que eu tenho que me conformar", afirmou indignado Itamar.

"Que paíz é este? Que mundo é este? Onde somos lesados e temos que ficar calados e aceitar a situação? E por isso que este faroeste virou terra de ninguém, mas ainda espero justiça, acho que o sistema ainda não está totalmente falido", completou.

Anteriormente o próprio prefeito Edmar Mazucato havia incumbido o vice-prefeito, Adilson Ballardini de cuidar do cemitério. Mas até agora apenas obras de manutenção foram realizadas. O sistema de segurança mesmo ou a colocação de guardas de patrimônio no local não ocorreram.

Namorado faz carta direta ao prefeito Mazucato, vice Ballardini e vereadores

O namorado de Thainá, o professor João Paulo Gélamo, publicou no Facebook uma carta incisiva em relação ao prefeito Edmar Mazucato.

Abaixo a carta está transcrita:

"CARTA ABERTA
17/02/2018

Excelentíssimo Prefeito do Município de Osvado Cruz, Vice-prefeito e Nobres Vereadores,

Venho por meio deste expressar meu repúdio e indignação ao ocorrido no Cemitério Público Municipal, especificamente no túmulo de minha falecida namorada Thaina Mesquita, filha do Sr. Itamar Mesquista e Edna Mesquita.

Como poderão observar nas imagens subsequentes a este texto, o túmulo da Thaina foi estupidamente danificado ações de vândalos de nossa cidade. Atestou ser uma carneira dupla, devidamente identificada e paga. Este túmulo foi a pouco tempo edificado com muito amor e saudade da família, ainda em luto, de modo a preservar a lembrança por algumas fotos que retratam a infância e juventude de nossa amada.

Vejo que de fato a Polícia Militar pouco pode fazer neste caso, visto a dificuldade em encontrar os culpado. Embora o Poder Público Municipal possa fazer e muito.

Nobres Vereadores, não falo aqui de prejuízo material, digo de ataque e ferida ao nosso coração, a nossa saudade, a memória de alguém que em nós nunca morreu. Portanto, peço encarecidamente ações para combater o vandalismo que a muito tempo vem ocorrendo. Seja por projeto de lei ou qualquer outro meio, alguma coisa precisa ser feita URGENTEMENTE! Se é um espaço público, onde o meu dinheiro e de toda população contribuiu e contribui para o seu zelo, está na hora de fazer direito.

Prefeito, vice-prefeito, vereadores, não quero palavras bonitas neste post, cartinha ou promessa, queremos todos nós ações concretas e imediatas. Só vocês podem acabar com essa deplorável situação a fim de que nenhuma outra família passe por tal doloroso transtorno.

EXIGIMOS AÇÕES IMEDIATAS! Pode ter certeza que muita gente concorda e vai CURTIR e COMPARTILHAR este post. É muito descaso.

Alguém tome providência, porque vamos cobrar. Será uma briga pacífica, mas tão agressiva quanto tal acontecimento.

Certo da compreensão e bom senso.

Aguardamos!

Atenciosamente, cidadão osvaldocruzense João Paulo Gelamos."

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole