Blog do Giu

29897

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esclarece retirada de árvore no parque da praça da matriz

Nota afirma que árvore estava condenada

Fonte: Prefeitura de Osvaldo Cruz_Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Fonte: Prefeitura de Osvaldo Cruz_Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Recebi e dou espaço para a manifestação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através de notas e fotos, sobre a retirada de árvore histórica no parque infantil da praça da matriz, que segue:

"Nota à Imprensa

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente segue os critérios técnicos para emitir autorização dos pedidos de supressão das arvores que estão inseridas no perímetro urbano da cidade.

Destaca que em hipótese alguma é autorizada a supressão de nenhuma árvore sem realmente que não haja necessidade, visto que é papel do poder público manter e ampliar a arborização do município.
Prova disso é que a Prefeitura já realizou a doação de 1000 mudas de árvores ornamentais em média por ano a toda população no intuito incentivar o plantio de exemplares.

Especificamente no caso da árvore “Sipibiruna”, que encontrava na  área do parquinho infantil da praça Lucas Nogueira Garcez, também não foi diferente. No caso, foi realizada uma vistoria técnica prévia e a pedidos de frequentadores do logradouro e houve a constatação o do estado fitossanitário do exemplar.

De acordo com a vistoria “in loco” os técnicos verificaram que o exemplar estava com seu tronco danificado por  infestação e contaminação de brocas e cupins (vide fotos anexas), fato que, infelizmente, tornou a árvore extremamente vulnerável a ventos e chuvas, pois causam o aprodrecimento da madeira e uma possível queda repentina.

A iminência da queda colocava em risco a vida e a integridade principalmente de crianças que frequentam o local e seus pais, visto que a árvore estava localizada dentro do espaço, o que foi determinante para a retirada do exemplar, mesmo tratando-se de uma árvore histórica.

A título de compensação, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que serão plantadas ainda nesta semana outros exemplares de arvores ornamentais no mesmo local.

É a nota.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Fotos:

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole