Blog do Giu

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Respostas do Grupo Energisa aos recentes apagões em Osvaldo Cruz (atualizada)

Blog questionou o grupo sobre cortes pontuais na cidade e aguarda resposta

O Blog do Giu publicou no dia 3 de junho o "post" sobre apagões rápidos e inesperados da empresa Energisa, que sucedeu a Caiuá nos serviços de fornecimento de energia elétrica na cidade.

O questionamento foi pontual em relação aos cortes realizados entre os dias 31/05 e 01/06 porque muitas pessoas foram pegas de surpresa e algumas relataram avarias elétricas em produtos domésticos e em empresas.

Outra cobrança foi quanto ao fato da empresa não dispor de canais de diálogo com a imprensa para respostas a perguntas que foram colocadas na oportunidade.

Dois dias depois do "post" o Blog do Giu recebeu a seguinte nota da Energisa a respeito:

Nota 01

O Grupo Energisa informa que, desde que assumiu a operação da empresa Caiuá, a qual atende o município de Osvaldo Cruz, os indicadores avaliados pelo órgão regulador do sistema elétrico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), demonstram que a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região melhorou.

A Energisa, que está há pouco mais de um ano controlando a Caiuá  e informa ainda que seus  indicadores de qualidade  são fiscalizados pela Aneel. Entre estes indicadores estão a Duração Equivalente da Interrupção de Energia Elétrica (DEC), que é o tempo estimado de falta de energia elétrica, e a Frequência Equivalente da Interrupção de Energia Elétrica (FEC), que compreende o número de vezes que faltou energia elétrica.

Estes indicadores mostram que houve neste período uma redução de 40% no número de vezes que faltou energia e cerca de 10% no tempo médio de duração da falta de luz.

Em três anos (2015 a 2017), a empresa vai investir mais de R$ 120 Milhões nos 24 municípios atendidos pela Energisa na região. Só neste ano serão R$ 60 milhões, representando um acréscimo de 125% em relação aos investimentos históricos. O objetivo é sempre atender cada vez melhor seus clientes.

Além disso, as obras realizadas em 2014 e aquelas que serão concluídas em 2015 trarão um incremento de 25% na oferta de energia para os clientes da região. Já a automação das redes vai contar com equipamentos modernos com capacidade para comandar e supervisionar a rede elétrica à distância via satélite, GPRS (serviço de rádio) e outros equipamentos de telecomunicação. Desta forma os tempos de atendimento de problemas de falta de energia, e também abrangência das eventuais falhas do sistema, diminuirão.

Canais de atendimento

A Energisa disponibiliza vários canais para o atendimento aos clientes: o Call Center, por meio do telefone 0800 70 10 326 (gratuito) ou através do site www.energisa.com.br. Além disso, está presente em várias plataformas digitais. O cliente da Energisa pode acessar o perfil @energisa no twitter e no facebook/energisa para falar com a distribuidora, e ainda no youtube para visualizar vídeos institucionais e campanhas publicitárias. Nos perfis são oferecidos serviços, além de acatar sugestões, elogios e reclamações com interação e respostas em tempo recorde. A Energisa utiliza os canais digitais também para orientar os consumidores sobre o uso de energia elétrica de forma segura e sem desperdícios.

O cliente pode procurar também a agência de atendimento que fica no centro da cidade, na Rua Hanz Clots, nº 230. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Sempre que procurada pela imprensa, a empresa dá um retorno aos veículos de comunicação. Vale destacar ainda, que o site da distribuidora e os telefones de suas equipes de comunicação estão sempre disponíveis na sala de imprensa.

Sobre o ressarcimento

A Energisa esclarece que faz o ressarcimento aos clientes quando é constatado que houve falha no sistema elétrico e que esta falha causou dano no equipamento. Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos pelo call center ou pela agência de atendimento da distribuidora.

A  empresa  informa que todos os pedidos de ressarcimento que entram são respondidos. De janeiro a abril de 2015 a empresa recebeu 42 pedidos de ressarcimento no município de Osvaldo Cruz, sendo que há nove pedidos em análise, que estão dentro do prazo regulamentar do processo, e todos os outros clientes já receberam resposta.

Para pedir o ressarcimento, é necessário seguir alguns processos regulamentados pela resolução normativa 414 e Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (Prodist) da Aneel.

Estes procedimentos são:

            1)    O cliente deve informar para a distribuidora:

·         Data e hora provável da queima do equipamento;

·         Dados do equipamento;

·         Descrição da ocorrência;

·         Dados pessoais do titular da unidade consumidora.

2)    Após receber estas informações, é agendada pela distribuidora uma vistoria em até 10 dias, no local onde pode ter ocorrido houve o dano;

3)    Após a vistoria, e constatada a ocorrência do dano por responsabilidade da

distribuidora, são solicitados dois laudos e dois orçamentos que devem ser

encaminhados pelo cliente em até 90 dias;

4)    Após esses procedimentos, a empresa tem até 15 dias para posicionamento sobre

os orçamentos apresentados;

5)     Para efetuar o pagamento a resolução prevê 20 dias, após o item 4 acima.

Nota 02: recebida em 08/06/2015

"Nota sobre a falta de energia em Osvaldo Cruz e região

A Energisa informa que a falta de luz ocorrida nas noites de 31 de maio e 2 de junho, que atingiu alguns clientes dos municípios de Osvaldo Cruz, Parapuã e Inúbia Paulista foi causada por um desligamento ocorrido no sistema de transmissão da Companhia de Transmissão (CTEEP), supridora da Energisa. Os desligamentos tiveram início às 19h40 e 22h30, respectivamente. Em ambos os casos, a falta de energia durou menos 3 minutos e o motivo da interrupção ainda não foi informado pela CTEEP.

A empresa lamenta os transtornos causados pela falta de luz e agradece a compreensão dos consumidores."

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