Blog do Giu

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Publicidade é investimento: empresário não desperdice seu dinheiro

Pesquisar os canais de comunicação que estão relacionados com seu cliente é sempre o melhor; a mensagem precisa ser clara e eficiente

A propaganda é antes de qualquer coisa um investimento e não uma despesa. De forma errônea muitos empresários supõem que quando o orçamento aperta e as contas no final do mês não batem a primeira coisa a fazer e cortar a despesa com publicidade, confiando que sua marca ou o tempo em que sua organização está no mercado são suficientes para que o cliente se lembre de seus produtos ou empresa quando necessitar comprar.

É um erro estratégico. "Se eu tivesse um único dolar, investiria em propaganda", já afirmou o grande Henri Ford, que  é um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E, sem dúvidas, ele tem razão em tratar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa.

A pergunta fica para que o empresário que lê este artigo reflita: qual é o refrigerante mais famoso do mundo? Certamente a primeira resposta que vem a sua cabeça é Coca-Cola. E a pergunta natural que se faz é: por que a Coca-Cola, que é uma marca de mais de 100 anos de existência, ainda faz propaganda? Não estaria ela consolidada? Não estaria já no incosnciente coletivo sacramentada?

Assolan x Bombril

Nos anos 90 um caso emblemático a respeito é a chegada ao mercado da palha de aço Assolan. A história da Assolan ilustra muito bem essa relação publicidade x crescimento.

Quando o Bombril não estava na mídia, possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno garoto-propaganda.

Porém, muitos empresários ainda acham que anunciar é um gasto e não um investimento.Uma marca bem posicionada terá atraente posição competitiva, suportada por fortes associa-ções e ficará muito bem colocada com um atributo desejável, como serviço amigável, ou ocupará uma posição distinta daquela dos concorrentes e a Coca-Cola sabe muito bem disto.

A partir do advento tecnológico, a chegada do acesso à internet, a democratização do uso do celular e o surgimento das redes sociais, mudanças relevantes acontecem na sociedade e, portanto, também na propaganda. Mídias convencionais ainda atendem às necessidades dos anunciantes, mas você que é empresário precisa estar atento sobre uma revolução tecnológica com vistas à publicidade está em pleno andamento.

Dicas

Se você é empresário, é bom lembrar que:

- O vendedor de propaganda não sabe criar posicionamento para o seu produto ou serviço. Lembre-se que nem sempre o mais barato é o mais eficiente. Senão a Globo não teria anunciantes.

- O sobrinho ou aquele jovem funcionário ou seu filho que mexe nem sempre entende sobre os elementos essenciais para uma boa Direção de Arte, ou seja, um anúncio que desperte a atenção do seus clientes;

- O seu amigo que “quebra um galho” criando o folder da sua empresa não tem idéia de como criar um texto publicitário e não vai se importar com eventuais erros gramaticais;

- O espaço ou mídia que o vendedor de propaganda oferece numa visita comercial e pede que você "o ajude" comprando uma "propagandinha" quase sempre não tem  ligação com seu público;

- O bom e velho ditado “o barato sai caro” também deve ser seguido por aqui.

- Entenda: publicidade é investimento e para cada real aplicado na ação é necessário um trabalho de planejamento para que o retorno seja certo. 

Resumindo: publicidade de qualidade é o melhor fermento para qualquer empresa.

E lembre-se: tem muito picareta no mercado se apresentando como especialista na área. Cuidado! Boa semana!

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