Blog do Giu

44444

Psicóloga alerta amigos e familiares de quem passa por depressão e outros problemas para se evitar o suicídio ou tentativas

Na semana em que num mesmo dia duas mulheres tentaram contra as próprias vidas, o Portal Ocnet entrevistou a psicóloga Andreia Ferreira

OSVALDO CRUZ - Sinais como isolamento ou ansiedade acima do normal devem ser observados por familiares e amigos para se evitar que uma pessoa chegue ao extremo da tentativa de suicídio.

Na semana em que num mesmo dia duas mulheres tentaram contra as próprias vidas, o Portal Ocnet entrevistou a psicóloga Andreia Ferreira, que ressaltou: "tudo o que é de ordem emocional e psicológica vem de fatores diversos, diferentes origens e patologicamente se manifesta em padrões".

Desta forma, cada pessoa que tentou ou se chegou a se suicidar teve um caminho diverso e em certo momento a trilha se desviou todos para o mesmo destino."Não podemos sistematizar o que leva uma pessoa a tentar ou conseguir o suícidio, os caminhos e paradas que percorreu é o que lhe diferencia totalmente de outra pessoa", afirma.

A psicóloga frisa que há um momento em que esses caminhos chegam todos a um mesmo trilho, que pode levarar a um mesmo destino: o suícidio ou à tentativa de. "Então encontramos alguns padróes que podem ser observados. Na minha experiencia proissional me deparei com casos diversos que se distingue em três aspectos:

 -pessoas com uso de drogas, transtornos e doenças mentais e psicológicas que com uso errado ou falta de medicação e tratamento alimenta pensamentos e ações suicidas;

-os que cometem suicidio por caso de acontecimentos externos como morte, doença, traumas, abuso, bullyinge adversidades repentinas;

-e os que vão adoecendo gradativamente. planejam o suicidio antes mesmo de fazer", acrescenta.

Caminhos

Na opinião de Andreia Ferreira, o primeiro caso pode ter uma causa ligada à falta de medicação ou a um tratamento ou uso desrregulado, entre outros.

"O segundo é um surto, um descontrole emocional motivado por uma causa e o terceiro onde quero me prolongar mais porque é o mais difícil de tratamento e o menos aceito por todos: a pessoa tem um contratempo, começa a não dormir direito ou dormir demais, acredita que tudo é um incômodo ou muito diícil de se fazer, não vê nada bom, o marido não procura, o trabalho é pesado e insuportável, não tem vontade de viver, não tem forças nem alegria para a nada", exemplifica ao acrescentar que também há os que parecem ter perdido a noção e andam em alta velocidade,  trabalham sem descanço, dirigindo feito loucos,  sem responsabildade causando desordem, brigando na rua, sendo promiscuos e baderneiros.

"Esta situação de desamparo emocional e suicídio vem aumentando. É uma porcentagem maior que acidentes de trânsito, um número de mortes por suícidio que também cresce  e os prolemas aumentam por falta de uma cultura de prevenção. Não prevenção ao suicídio. mas à saúde emocional e psíquica. No meu ponto de vista mais ainda por uma cultura que negam o adoecer emocional e psicológico", completa.

Recomendações

A psicóloga recomenda que o acompanhamento psiquiático por vezes é necessário bem como uso de medicamentos. "Mas precisamos mudar nossa cultura de que tratar doenças emocionais e psicológicas é coisa de louco ou problemático. Pensar que adoecemos emocional e psiclogicamente e que podemos tratar e sarar também devem ser levados em conta", disse.

"|A dor psicológica é insuportável tanto quanto a fisíca e só quem já sentiu ou vivenciou algo semelhante pode entender o que a pessoa que sofre com depressão ou está nesse caminho para o suicídio tem. A a dor é tão forte que a pessoa prefere por fim à própria vida. O que precisamos fazer é a conscientização quanto à necessidade de tratamento psicológico e médico do paciente", finalizou Andréia Ferreira.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole