Blog do Giu

9315

Poluição sonora na região do Conjunto Esportivo

Vale tanto quanto qualquer outro tipo de poluição

Sei que vou ser bombardeado por este post e até ser qualificado de velho, mas não tem problema. Recebi duas reclamações de internautas que moram próximos do Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro. E a mesma: poluição sonora.

A realização da Festa do Peão, entre outros eventos, é boa para a população, mas para quem mora próximo do Conjunto Esportivo cada vez mais se torna insustentável. Quando o assunto é feira ou festa do peão a coisa complica ainda mais.

Especificamente no caso da Festa do Peão, o evento começou na quinta-feira passada. Quatro dias de som, pelo menos quatro horas de volume acima do normal e que torna realmente para a vizinhança algo insustentável.

No domingo a situação foi ainda pior. O barulho começou com a queima do alho logo pela hora do almoço e seguir a tarde toda.

Não é ser adepto da utopia, mas o registro da reclamação fica registrado porque ultimamente morar próximo do conjunto esportivo é a mesma coisa de quem mora em rua de feira livre: é bom para os outros, menos para os vizinhos aos eventos.

A poluição ambiental passa também (para quem não sabe) pelo abuso no volume. É a poluição sonora, que é prejudicial tanto quanto qualquer outra.

A Polícia Militar tem um aparelho (se é que está funcionando) para medir os índices de decibéis. Pelo jeito não está usando.

E nem falem sobre alvará para eventos porque o alvará não autoriza o abuso sobre a lei, que está acima dos particulares para defender os interesses da sociedade. O que falta mesmo é fiscalização.  

Ampliando o debate, a mesma falta de fiscalização acontece na Avenida Brasil e nos "points" da galera na cidade. Tem carro com som mais alto que qualquer show e é dia e noite. Acrescente-se ainda os abusos por parte dos motoqueiros com escapamentos abertos. Enfim, é abuso contra a audição de tudo quanto é lado. E todo abuso passa pela falta de educação e cidadania. 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Eunice

08/08/2011 às 07h17

Realmente o som estava insuportavel, principalmente para os idosos, que é o caso de meus pais, que residem na proximidade.

VALDEMIR ANSELMO

08/08/2011 às 08h11

REALMENTE O SOM ESTAVA ALTO DEMAIS E INSUPORTÁVEL NESTA FESTA DE PEÃO. TA CERTO QUE FAZ PARTE DOS EVENTOS CULTURAIS E TUDO MAIS, NÃO TENHO NADA CONTRA SHOWS, E SIM CONTRA O BARULHO QUE É DEMAIS. E QUANTO A FISCALIZAÇÃO DA ALTURA DO SOM, ISTO SÓ EXISTE PARA AS IGREJAS EVANGÉLICAS. NOSSA IGREJA MESMO TEVE QUE FAZER UM ESQUEMA DE ABAFAMENTOS DE SOM, PORQUE OS VIZINHOS DERAM AS CARAS E DISSERAM SE NÓS NÃO FIZESSEMOS ISTO, IAM PROCURAR OS DIREITOS DELES. ENTÃO GOSTARIA DE ENTENDER UMA COISA: SE A LEI EXISTE PORQUE SÓ APLICAM NAS IGREJAS? E OUTRA COISA SE A LEI É PARA TODOS, PORQUE NÃO FIZERAM O MESMO COM O SOM DO RODEIO? ENTÃO EU ACHO QUE HÁ MUITAS DESIGULDADES ATÉ NESTAS SITUAÇÕES. AGORA EU DEIXO AQUI MINHA OPINIÃO: PORQUE NÃO SE CONSTRÓI NA ENTRADA DA CIDADE EM UM LUGAR AFASTADO UM RECINTO DE FESTAS E SHOWS DESTE PORTE. E QUANTO AO BARULHO, QUANDO SE TRATA DE CULTO EVANGÉLICO NO MESMO LOCAL DO RODEIO, OS PASTORES TEM QUE CUMPRIR A LEI DO SILENCIO, OU SEJA ACABAR O CULTO NO HORÁRIO, PARA NÃO ATRAPALHAR O DESCANSO DOS MORADORES DA REDONDEZA. É AI QUE EU NÃO ENTENDO: PARA OS EVANGÉLICOS TEM LEI DO BARULHO, E AGORA PARA FESTAS DESTES PORTES NÃO TEM? GOSTARIA QUE ESTA OPINIÃO FOSSE AO AR E QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO PUDESSE ESTAR AVALIANDO ESTAS SITUAÇÕES, QUE EU TRATO COMO DESIGULDADES DE DIREITOS, OU EU POSSO ESTAR ERRADO. ME CORRIGEM POR FAVOR. SE É LEI, É LEI, E TODOS TEM QUE CUMPRI-LA, IDEPENDENTE DE CREDO, COR OU RAÇA, POBRE OU RICO. LEI SE CUMPRE. ( OBSERVAÇÃO: NÃO SOU CONTRA OS SHOWS OU FESTAS DA CIDADE, PELO CONTRÁRIO,TEM MUITO MOVIMENTO NO COMÉRCIO, SOU APENAS CONTRA O BARULHO E HORÁRIO DE SE TERMINAR A MESMA.)

roberto

08/08/2011 às 11h53

o som estava insuportável tambem para quem estava no evento, ninguem aguenta locutor de rodeio berrando nos ouvidos... falta de bom senso do responsável...

Carla

08/08/2011 às 17h23

É uma grande falta de respeito tudo isso dito acima...mas o absurdo foi a queima de fogos as 23.45hs de domingo...como se ngm fosse trabalhar na segunda feira....como moradora do Acapulco..parecia que os fogos estavam dentro da minha casa....me levando ao susto durante o sono.....UM ABSURDO!!!!...p isso nao existe lei nehh!!...Como dito aos muitos...rodeio eleitoral...!!...campanha do que.... com essa falta de respeito!! affeee....

Gustavo

09/08/2011 às 04h30

Meu amigo Valdemar Anselmo, talvez a lei para nos evangelicos seja mais severa porque nossas igrejas sao entidades filantropicas e nao da lucro pra ninguem, tambem respeito a cultura e o gosto popular, mas como diz o velho ditado " os seus dieitos terminam qdo começam os meus ", foi insustentavel a barulheira despejada guela abaixo neste fim de semana "prolongado" para nos moradores proximos do conjunto esportivo, desde quinta feira um barulho insuportavel, nao existe estrutura para realização deste tipo de evento dentro da cidade, e vo mais alem ainda nos moradores da vizinhança do conjunto eportivo pagamos um IPTU bem gordo pela regiao da cidade que tenho certeza que a prefeitura teria condiçoes de construir um local apropriado para todos os eventos.
Acho importante esses eventos mais, eu como vizinho pude ver, pois era impossivel dormir, a quantidade de menores bebendo e fumando e pior ninguem fiscalizando, se nao bastasse o barulho do evento, ao terminar os adeptos do rodeio saiam gritando chutando latas pela rua e fazendo uma algazarra danada. Autoridades cade vcs ????.
Gostaria de parabeniza-lo e agradece-lo pelo blog pois pelo menos aqui podemos expressar nossas opinioes pois somos livres para nos expressar no nosso pais (pelo menos acho q sim por enquanto), mais duvido q as pessoas certas irao ler nossos comentarios, talvez porque o reality A Fazenda esteja no ar, ou até mesmo na avenida Brasil admirando suas obras......... rsrsrsrsrsrsrs abrçs GIU

VALDEMIR ANSELMO

10/08/2011 às 06h46

CARO GUSTAVO, FIQUEI MUITO CONTENTE COM SUAS COLOCAÇÕES. VOCE REALMENTE É UM OBSERVADOR DAS COISAS ERRADAS E INADIMISSIVEIS NESTA CIDADE E PRINCIPALMENTE DA REGIÃO QUE VC MORA. OLHA EU ATE COMENTEI COM MINHA FAMILIA E DISSE: JÁ PENSOU QUE MORA AO LADO DESTE CONJUNTO? CRIANÇAS, IDOSOS? DOENTES E ACAMADOS? E O QUANTO SER EVANGELICO, EU FICO TRISTE MESMO EM SABER QUE SE NOS FIZERMOS QUALQUER COISA A MAIS DO HORARIO, A POLICIA JA FICA NO QUARTEIRÃO PARA CONVERSAR COM O RESPONSAVEL PELO CULTO. INADIMISSIVEL MESMO ESTA FALTA DE FISCALIZAÇÃO. COMO GUSTAVO DISSE: NÓS EVANGELICOS NÃO DAMOS LUCROS. GOSTEI DE SEU COMETARIO, MUITO BEM COLOCADO SUA POSIÇÃO E PENSAMENTO. GRATO

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole