- Atualizado em 17:05

Blog do Giu

46692

Polícia faz alerta sobre golpe do ‘WhatsApp clonado’

Desde 2017, o golpe já vem sendo aplicado por criminosos que se passam pelo dono da conta e pedem dinheiro a lista de contatos

NACIONAL - A Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina emitiu, através do delegado Carlos Vasconcelos, um alerta sobre a clonagem de contas de WhatsApp.

É cada vez mais comum o  uso de um programa para golpistas roubarem contas de WhatsApp, desde que a vítima colabore fornecendo um código que geralmente chega por SMS.

As vítimas recebem uma ligação na qual o golpista se passava por falsos agentes de operadoras de celular. Nesse momento o estelionatário pergunta se a vítima recebeu um código de verificação. Quando a pessoa diz que "sim" e o criminoso na sequência pede que o dono do WhatsApp forneça a sequência de números.

Quando a vítima informa o código, imediatamente perde acesso à conta e aos contatos de WhatsApp. Quem passa a administrar a lista é o bandido.

O alerta da Polícia é que ninguém forneça números por telefone a quem quer que seja.

(continua após a publicidade)

Spoleta 56 (blog do giu) - 11/01/2019

Criminosos usam contas clonadas para pedir dinheiro

Desde 2017, o golpe já vem sendo aplicado por criminosos que se passam pelo dono da conta e pedem dinheiro a lista de contatos, levantando até então, poucas suspeitas de amigos e parentes.

Para evitar cair no golpe, especialistas aconselham os usuários do Whatsapp a usarem a autenticação em dois fatores do aplicativo. Dessa forma, o app usa duas formas diferentes para validar o acesso do usuário.

Assim, para entrar no seu Whatsapp, você terá de digitar uma senha de seis dígitos, o que pode evitar que criminosos entrem na sua conta apenas com a clonagem do número celular.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole