Fechar
Revestir 171 (blog do giu) - 04/11/19

- Atualizado em 17:18

Blog do Giu

48472

Osvaldo Cruz tem dois casos suspeitos de sarampo e levam ao fechamento do PS por horas na Santa Casa

Procura de pais com filhos neste domingo levou a procedimentos de desinfecção

OSVALDO CRUZ - O aparecimento de dois casos suspeitos de sarampo em crianças neste domingo (25) levou a diretoria técnica da Santa Casa a determinar o fechamento do Pronto Socorro da Santa Casa de Osvaldo Cruz por algumas horas por duas vezes.

O procedimento de desinfecção foi tomado por precaução em duas oportunidades por ser o protocolo recomendado em situações semelhantes. As ações fizeram com que pacientes do PS esperassem por horas os serviços serem concluídos.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

De acordo com a médica Natália Gasparoto, diretora técnica da Santa Casa, a recomendação em caso de sintomas da doença é que os pais encaminhem as crianças ou mesmo em casos de adultos aos postos de saúde dos bairros, evitando a necessidade de novos fechamentos do único Pronto Socorro da cidade.

Todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

Bloqueio vacinal
 

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, a Secretaria de Saúde local, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal.


 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole