- Atualizado em 12:18

Blog do Giu

47571

Levantamento aponta que água usada pela população de Osvaldo Cruz tem 27 agrotóxicos, 11 associados a doenças como câncer e defeitos congênitos

Relatório é do Ministério da Saúde está disponível na internet

OSVALDO CRUZ - Um levantamento feito com base em informações do Ministério da Saúde revelou que 27 agrotóxicos foram encontrados na água considerada potável, que abastece 1.396 cidades do Brasil, o que inclui também Osvaldo Cruz.

O estudo foi feito pelo Portal UOL, com base nos anos de 2014 e 2017. Das substâncias detectadas pelo dossiê, 11 estão associadas a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos e outras 16 são consideradas extremamente ou altamente tóxicas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Foram compilados dados de 854.140 testes realizados no Brasil inteiro de 2014 a 2017 por meio do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).

A reportagem diz que no país, uma em cada quatro cidades tem água considerável potável contaminada. Foram destacadas as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza (no Ceará), Manaus (Amazonas), Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso), Florianópolis (Santa Catarina) e Palmas (Tocantins).

Ainda segundo a matéria, "embora se trate de informação pública, os testes não são divulgados de forma compreensível para a população, deixando os brasileiros no escuro sobre os riscos que corem ao beber um copo d’água”.  A falta de monitoramento também é apontada um problema grave, já que dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes na sua água entre 2014 e 2017.

Agrotóxicos

Através do site www.portrasdoalimento.info é possível verificar a presença de agrotóxicos na água, a partir dos municípios. Em Tupã, foi apontada a presença de Alaclor, Atrazina, Carbendazim, Clordano, DDT + DDD + DDE, Diuron, Glifosato, Lindano Mancozebe, Permetrina e Trifluralina, entre outros. Cabe ressaltar que o uso de Glisofato foi considerado acima do limite considerado seguro na União Europeia.

O Portal Ocnet solicitou manifestação à Sabesp, a empresa responsável pelo fornecimento de água na cidade.

Mob Bom 99 (blog do giu) - 18/04/19

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole