Blog do Giu

47651

Juan Guaidó alega ter o apoio dos militares e ameaça depor Maduro

Presidente autoproclamado aparece em vídeo ao lado de Leopoldo López

INTERNACIONAL - A crise na Venezuela ganhou um novo capítulo na manhã desta terça-feira (30). Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional e autoprocalamado presidente interino da Venezuela, afirmou que um grupo de militares estaria ao seu lado, apoiando a deposição de depor Nicolás Maduro da presidência do país.

“Hoje, os soldados valentes, os patriotas, os valentes homens apegados à nossa constituição atenderam ao nosso chamado […] O primeiro de maio começa hoje. Hoje acaba a usurpação”, diz Guaidó em um vídeo gravado ao lado de militares venezuelanos.

No vídeo também está Leopoldo López, preso político que estava em prisão domiciliar. Ele foi libertado por conta de um “indulto presidencial” de Guaidó, segundo confirmou o pai de López em declarações telefônicas de Boston (EUA) à AFP.

Em outras publicações na rede social, Guaidó chama o povo para ir às ruas “recuperar a liberdade”. “Povo da Venezuela, começou o o início do fim da usurpação. Neste momento estou com as principais unidades militares das nossas Forças Armadas para dar início a fase final da Operação Liberdade”, disse em tuíte.

“As Forças Armadas nacionais tomaram a decisão correta e têm o apoio do povo venezuelano, respeitando nossa constituição, com a garantia de que estarão do lado certo da história”, completou.

Depois de seu discurso, Guaidó apareceu cercado por um grupo de soldados em uma via principal de Caracas e convocou soldados e civis para acompanhá-lo, segundo testemunhas da Reuters.

Repercussão

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse rejeitar o movimento de tentativa de golpe por parte de Guaidó e que o político está tentando colocar o país em uma situação de violência.

Do seu lado, o governo de Maduro disse estar confrontando um pequeno grupo de “traidores militares” que estariam tentando promover um golpe, segundo declarado pelo ministro da Informação, Jorge Rodríguez, também no Twitter.

Castilho 207 (blog do giu) - 30/04/19

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole