Blog do Giu

47424

INDEFINIÇÃO: Dória vai falar à imprensa hoje às 14 horas sobre Projeto Guri

Governo anunciou o fechamento de 160 polos do programa na sexta-feira, entre os quais Osvaldo Cruz

OSVALDO CRUZ - Indefinição é o que toma conta de professores, educadores, coordenadores e pais de alunos matriculados por todo o Estado no Projeto Guri. Mas a pressão das redes sociais e de prefeitos, principalmente, levou o Governador do Estado, João Dória, a convocar para hoje (1°) às 14 horas uma entrevista coletiva onde falará sobre a questão.

Ninguém sabe o que Dória irá declarar, mas segundo a Assessoria de Impresa do Governo, "o governador anuncia, nesta segunda-feira (01), às 14h, medidas sobre o Projeto Guri e na sequência os secretários de Governo, Rodrigo Garcia, e da Fazenda, Henrique Meirelles, falam sobre o Plano de Contingenciamento adotado pelo Estado e as medidas que serão tomadas para não prejudicar serviços essenciais", afirma a nota.

Fechamentos

Ao todo 19 polos em funcionamento do Guri na região de Presidente Prudente, cujos funcionários entraram em aviso prévio na sexta-feira (29).

“Até o momento, não recebemos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, nossa principal mantenedora, a confirmação de que iremos receber os recursos que seriam necessários à manutenção de atual rede de atendimento”, explicou a Associação Amigos do Guri, Organização Social de Cultura que administra o programa no interior do Estado de São Paulo.

“Estudo preliminar indica a necessidade de um possível fechamento de 19 polos da região de Presidente Prudente, cujos funcionários entraram em aviso prévio hoje [29]. O Projeto Guri segue em negociação com a Secretaria para reverter essa situação”, complementou a entidade.

Segundo o Guri, seguem "em negociação com a Secretaria para reverter essa situação, portanto não temos autorização para enviar nenhuma outra informação até que haja um desfecho desta conversa”, afirmou.

Estado se manifesta

Já a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo informou que “o impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações” da pasta “está sendo avaliado”.

“As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado”, pontuou a secretaria.

No total, o Projeto Guri possui 37 polos na região, que funcionam nas cidades de Adamantina, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Parapuã, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Rinópolis, Rosana, Sagres, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.

Oftalmos 108 (blog do giu) - 01/04/2019

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole