Blog do Giu

29831

Bola fora: corte de árvore histórica no parque da praça da matriz

O pior: corte foi na semana do aniversário da cidade, que coincide com a semana do Meio Ambiente

A desculpa da Secretaria de Meio Ambiente de que houve representações e reclamações sobre ameaça de queda de árvore condenada no parque infantil da praça Lucas Nogueira Garcez (a praça da matriz) e o consequente e desastrado corte da planta histórica para a cidade não tinha pior e mais infeliz momento para acontecer: justamente na semana do Meio Ambiente e do Aniversário de 74 anos de Osvaldo Cruz.

Os dois eventos que a Prefeitura fez em comemoração ao dia do Meio Ambiente e outros pelo Aniversário da cidade ficaram em segundo plano depois do corte da árvore que marcou gerações no parquinho infantil da praça da matriz.

Quem primeiro denunciou o fato foram as redes sociais e depois em feliz matéria de capa o Jornal Cidade Aberta. E todos têm razão.

Ainda que pese o fato da justificativa da árvore antiga e, portanto, aparentemente condenada, a solução poderia ser uma manobra para conservar o mínimo possível para que a planta não fosse suprimida como se vê hoje no local.

Numa analogia aos pioneiros que trabalharam por Osvaldo Cruz nesses 74 anos, a árvore do parquinho ofereceu abrigo, sombra e fez parte do cenário da praça mais antiga da cidade por anos.

Agora, a frondosa Sibipiruna não existe mais, a não ser em nossas lembranças e fotos de infância. Uma triste história e não poderia ter sido em mais infeliz oportunidade!

Parabéns Osvaldo Cruz! Feliz Dia do Meio Ambiente? O que você pensa a respeito?

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

ODAIR ROGÉRIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

08/06/2015 às 13h46


Isso é uma vergonha sem fim...... pessoas despreparadas em repartições publicas sem a devida qualificação resulta em ações abruptas e impensáveis.... esta arvore fazia parte da história desse municipio. Deveríamos fazer uma foto enorme e desfilarmos no domingo dia do desfile municipal.

Vanilton B. Rossi

08/06/2015 às 21h19


Como é fácil criticar, Osvaldo Cruz só existe porque milhares de arvores NATIVAS foram dizimadas, e voces se preocupam com uma árvore que poderia causar um acidente, lamento muito essa inversão de valores.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole