Blog do Giu

43959

'Fake News' sobre condenados soltos por Osvaldo Cruz viraliza

Informação não é verdadeira, mas proliferou principalmente pelo WhatsApp

OSVALDO CRUZ - Uma "fake news" sobre supostos condenados soltos por causa do Dia das Mães preocupou internautas de toda a região.

A notícia falsa circulou principalmente pelo WhatsApp e dizia sobre "fugitivos muito perigosos estão na região pedindo água, comida".

O alerta pedia cautela para adultos e crianças já que os dois homens teriam sido vistos na região de Osvaldo Cruz. "Eles batem no portão e pedem ajuda para alguém da família que está passando mal. Fique alerta são perigosos espalhe nos grupos", diz a notícia falsa.

Cuidado com as Fake News

Tudo não passa de mentira, o que hoje se chama "fake news".

O termo é utilizado para as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.

O potencial de lesão das "fake news" é grande. São as fofocas produzidas sob medida para agradar uma realidade de que gostaríamos, sejam fatos falsos ou reais, e sem o compromisso de criar vínculos humanos, assim afastando nosso contexto social e diferenças do debate, que é um dos principais elementos para a discussão sobre moral e ética em sociedade.

O principal problema nesse caso é que muitas vezes as pessoas acreditam estar fazendo uma coisa boa. Estão passando adiante uma informação que vai ajudar ou proteger alguém. Ou gerar uma recompensa. Mas é justamente essa a intenção de quem constrói o boato. Ele é feito para parecer algo revoltante ou extremamente convidativo, de forma que o leitor compartilhe logo, sem reflexão, sem pensar se aquela informação faz mesmo sentido.

Então a dica é: antes de passar adiante qualquer fato que pareça inusitado procure saber antes se aquilo é verdade ou é uma "fake".

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole