32190

Vacinação contra brucelose bovina deve ser realizada até final de novembro

As vacinações contra a brucelose devem ser declaradas até o dia 7 de dezembro

ESTAUDUAL - A expectativa é que meio milhão de fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três a oito meses seja vacinada contra a brucelose no Estado de São Paulo até o final do mês de novembro. Basta apenas vacinar as fêmeas uma única vez para que o animal fique protegido contra a doença que é uma zoonose (que acomete os animais e o homem) infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus.

Por ser uma vacina viva e poder infectar o manipulador, a vacinação deve ser feita por um médico veterinário que é o profissional capacitado para garantir a correta aplicação, pelos cuidados na manipulação da vacina e por fornecer o atestado de vacinação”, explica Klaus Saldanha Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal. A relação dos médicos veterinários cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária para realizarem este serviço está disponível no endereço www.defesaagropecuaria.sp.gov.br.

As vacinações contra a brucelose realizadas entre os meses de junho a novembro devem ser declaradas até o dia 7 de dezembro (o mesmo prazo estabelecido para a entrega da declaração da vacinação contra a febre aftosa).

O criador que já possui o cadastro ativo no sistema Gestão em Defesa Animal e Vegetal (Gedave) - https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/ -, pode fazer a entrega da declaração de vacinação pela Internet.

No estado de São Paulo a vacinação é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação até a data estabelecida pela legislação implica em penalidades de 5 Ufesps por cabeça, por deixar de vacinar e 3 Ufesps por cabeça, por deixar de comunicar a vacinação. O valor de cada Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é R$ 21,25.

A brucelose nos bovinos pode causar abortamento; nascimento de bezerros fracos; retenção de placenta; repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole