25303

Vacinação contra a aftosa termina no sábado

A vacina é importante não só para a proteção animal, como também para acabar com a doença no País

ESTADUAL - Termina neste sábado, dia 31, a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2014. Os criadores têm até esta semana, portanto, para comprar e aplicar a vacina nos bovinos e bubalinos, com idade de 0 até 2 anos. Quem não imunizar o rebanho contra a doença, estará sujeito a multas.


O criador que ainda não fez a aplicação da vacina, deve fazer isso o quanto antes. Quem estiver nessa situação, poderá encontrar dificuldades para a aquisição da vacina.

A doença

A febre aftosa é um vírus, altamente contagioso, que afeta animais como bois, porcos, búfalos, cabras e ovelhas. A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transmitido pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entraram em contato com os animais doentes.

A vacina é importante não só para a proteção animal, como também para acabar com a doença no País.

A disseminação da doença compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da febre aftosa provoca uma série de barreiras à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.

Vacina

Na hora da compra da vacina, é obrigação do produtor informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar notificações, multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal. Mais informações no site: www. agricultura.gov.br

Portanto, todo pecuarista deve terminar neste dia 31, sábado, a aplicação da vacina contra a febre aftosa, para animais até 24 meses. Depois terá até o dia 6 de junho para entregar os relatórios no EDA, que é o Escritório de Defesa Agropecuária de Tupã, localizado na Rua Bororós, 901. Vale alertar que o produtor que deixar de imunizar seu plantel, será multado. O mesmo acontece com quem não declarar.

Na internet

Depois de vacinado o plantel, o produtor deve entregar a declaração no Escritório de Defesa Agropecuária. Vale lembrar, porém, que o produtor que já for cadastrado no sistema Gedave, ou seja, que possui sua senha, pode lançar a declaração pelo sistema. Quem não possui a senha, deve procurar pelo EDA, para fazer a entrega da declaração.

Rebanho

Tupã possui o maior rebanho da região, com cerca de 56.307 cabeças, seguido por Herculândia com cerca de 38 mil e Rinópolis, com 33 mil.
 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole