37229

Vacinação conta Febre Aftosa e Brucelose segue até 30 de novembro

Não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária até a data estabelecida pode ocasionar multa

ESTADUAL - A segunda fase da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose de 2016 começou no dia 1º de novembro e segue até quarta-feira, dia 30. O criador tem até 7 de dezembro para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária. Devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos, inclusive os que foram vacinados na primeira etapa da vacina em maio.

De acordo com o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Tupã e Região, José de Barros, para garantir uma vacinação eficiente é preciso que o criador adquira as vacinas em estabelecimentos cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária e que tenha nota fiscal do produto. A vacina deve ser mantida entre 2 e 8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento, usando uma caixa de isopor com gelo e ser guardada em geladeira específica para esta finalidade. Também é importante ter cuidado com o horário de aplicação da vacina no animal: “O ideal é escolher o horário mais fresco do dia para evitar o estresse dos animais”, explica José de Barros.

A vacina contra a Febre Aftosa pode ser aplicada pelo próprio criador, mas a de Brucelose, aplicada nas fêmeas que tenham de 3 a 8 meses de idade, deve ser manuseada exclusivamente por um médico veterinário. A vacinação é obrigatória e não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária até a data estabelecida é passível de multa de 5 Ufesps (R$ 117,75) por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (R$ 70,65) por cabeça por deixar de comunicar a vacinação.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole