28327

Raio mata 16 cabeças de gado em fazenda de Botucatu

Animais estavam perto de árvore quando ocorreu a descarga elétrica

BOTUCATU -  Uma descarga elétrica atingiu e matou cerca de 16 cabeças de gado de corte que estavam em um sítio, no bairro de Anhumas, em Botucatu (SP), na madrugada desta quarta-feira (28).  Os animais da raça Nelore estavam em um pasto quando uma forte chuva com raios atingiu a fazenda localizada na região Centro-Oeste Paulista.

Segundo o chefe da garagem municipal de Botucatu, Willian de Oliveira e Silva, a prefeitura cedeu uma escavadeira para ajudar a enterrar os bois dentro da propriedade, já que o aproveitamento da carne e couro do gado foi considerado descartado. O local foi analisado pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade para que não houvesse contaminação de lençol freático. O valor do prejuízo não foi divulgado pelo dono dos animais.

o assessor do Meio Ambiente Nivaldo José Cruz alerta que os pecuaristas devem retirar os bois do pasto e colocá-los em um estábulo ao perceberem uma chuva forte acompanhada de descargas elétricas. "É preciso tirar o gado de perto de cercas e árvores e, se possível, deixá-los em um local coberto", recomenda.

Apesar da morte dos bois, a Defesa Civil de Botucatu  informou que não houve nenhum registro de estragos causados pela chuva ou por descarga elétrica.

Segundo caso

Este é o segundo caso na região de morte de bois causada pela queda de raios. Em dezembro de 2014, 24 cabeças de gado morerram depois de serem atingidas pela descarga elétrica em Paraguaçu Paulista (SP).

Os animais estavam no pasto e, segundo o proprietário, o raio atingiu uma árvore que estava próxima.Os galhos ficaram no chão após serem atingidos. Ainda segundo Paulo Roberto Gomes, o prejuízo foi superior a R$ 50 mil.

O pecuarista procurou a Secretaria de Defesa Sanitária da cidade e foi informado que a carne dos animais é imprópria para o consumo e foi orientado a enterrar as cabeças de gado. "A gente fica triste não só pelo prejuízo, mas também pelos animais. A gente cria amor por eles e ver todos caídos no chão é muito difícil", afirma.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole