24399

Quintana: Incêndio atinge depósito com 50 toneladas de amendoim

Bombeiros enviaram 25 homens para conter o fogo

QUINTANA - Cerca de 50 toneladas de amendoim foram perdidas em um incêndio que atingiu um depósito na madrugada desta quarta-feira (19), em Quintana (SP). As chamas foram controladas pelos bombeiros durante a manhã. Os grãos pertencem a produtores das cidades de Herculândia, Pompéia e Lutécia.

Os bombeiros enviaram 25 homens para conter o fogo, que pode ter começado durante a secagem do amendoim. Além disso, outras 30 pessoas treinadas de uma empresa de Pompeia ajudaram a combater o incêndio.

As chamas atingiram quatro dos dez silos instalados no barracão. Os equipamentos utilizam calor para retirar a umidade do produto que chega da roça.

“Há uma grande possibilidade de o secador de amendoim, ele tira o ar quente de uma fornalha e sopra para dentro do silo onde o amendoim vai secar para posterior processamento. E pode ter acontecido de uma faísca, alguma chama. E com o soprador acabou ateando fogo nos amendoins”, afirmou o capitão dos bombeiros, Renato Carbonari.

Foram usados caminhões dos bombeiros de Marília e Tupã, além de um veículo menor da brigada de incêndio de Pompéia. Com a utilização de dois tratores foi possível tirar, aos poucos, o amendoim que estava no local. Só assim a fumaça diminuiu e a situação foi controlada.

“Demora muito tempo para consumir. Então, não apaga. Não adianta ficar jogando água porque ele volta à combustão. A única coisa que tem pra se fazer é jogar água para o fogo se apagar, porém, se não retirar todo material a combustão volta e volta o fogo”, contou o capitão.

Até o começo da tarde, os bombeiros permaneciam no local para a retirada total dos grãos. O procedimento é necessário para evitar o surgimento de novos focos de fogo. O prejuízo com a perda do produto não foi divulgado. Segundo informações de pessoas que trabalham no local, o depósito não era segurado.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole