26517

Frente liderada por Zé Rainha invade quatro usinas de cana na região

A Usina Laranja Doce, também conhecida como Santa Fany, em Regente Feijó, também foi invadida pelos manifestantes

REGIONAL -  Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiram no fim de semana quatro usinas de cana de açúcar localizadas na região de Presidente Prudente. As unidades invadidas ficam em Dracena, Marabá Paulista, Regente Feijó e Santo Anastácio.

Em Dracena, segundo a PM, cerca de 50 pessoas entre adultos e crianças invadiram a Usina Dracena, no sábado (6). De acordo com a corporação, os manifestantes continuam no local.

Neste domingo (7), às 7h, cerca de 80 integrantes do movimento invadiram a Usina Alvorada, em Santo Anastácio. De acordo com a Polícia Militar, foi registrado um Boletim de Ocorrência , em decorrência de uma manifestação feita por volta das 18h. Ainda segundo a corporação, os manifestantes já deixaram o local.

Em Marabá Paulista, a invasão foi por volta das 8h deste domingo (7). Cerca de 100 integrantes da FNL invadiram a Usina Decasa. Segundo a PM, ainda não há informações sobre a desocupação da área.

A Usina Laranja Doce, também conhecida como Santa Fany, em Regente Feijó, também foi invadida pelos manifestantes.

De acordo com José Batista Silva, um dos integrantes da FNL, a mobilização foi uma alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no domingo (7). Segundo ele, o movimento foi denominado “Grito dos Excluídos”.

Por meio de nota, o líder sem-terra José Rainha Júnior alegou que o movimento é um protesto contra a situação nas usinas. “Se pegassem o dinheiro dos usineiros e outros à beira da falência e colocassem na reforma agrária, daria para assentar todas as famílias de sem-terra do Brasil”, segundo ele.

Na nota, Rainha ainda exige “que as dívidas das usinas falidas se transformem em crédito para o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) utilizar na desapropriação e na arrecadação de terras para assentar as famílias sem-terra”.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole