6749

Com preço alto, café se destaca nas exportações agropecuárias

As vendas do café verde aumentar 74% comparado ao ano passado

SÃO PAULO - As exportações agropecuárias do Brasil se diversificaram bastante nos últimos tempos, deixando o país menos dependente dos embarques de café, como ocorria no passado. Mas em janeiro, em meio a preços elevados no mercado internacional e à entressafra de alguns produtos, as receitas obtidas com a tradicional commodity brasileira ganharam destaque.
 
No mês passado, em um período de menor oferta de produtos como a soja, o café teve o melhor desempenho em receita observando as commodities agrícolas isoladamente, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta terça-feira.
 
As vendas de café verde do país atingiram 526,7 milhões de dólares em janeiro, alta de 74 por cento ante o mesmo período do ano passado, com as receitas superando as obtidas com os embarques de carne de frango (504 milhões de dólares), soja em grão (107,1 milhões de dólares) e açúcar bruto (500 milhões de dólares).
 
Entretanto, quando se soma açúcar bruto com o produto refinado, e também as exportações de etanol, o setor sucroalcooleiro passa a liderar as vendas em janeiro, com quase 800 milhões de dólares de exportações.
 
E isso só acontece também porque o complexo soja, tradicional líder da pauta do agronegócio, está em baixa nesse período de entressafra. Mesmo assim, a oleaginosa (incluindo grão, farelo e óleo) registrou vendas de 582 milhões de dólares no mês passado.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole