27861

Animais de pequeno porte compõem 80% do rebanho no Oeste Paulista

Números são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal, do IBGE. Conforme analista, setor vive momento de transição e lucro é relativo

REGIONAL - Os animais de pequeno porte, como galinhas, frangos e codornas, são responsáveis por aproximadamente 80% do rebanho existente no Oeste Paulista, conforme números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16). Conforme os índices, só no ano de 2013, foram 9.180.823 animais só desta categoria, de um total de 11.447.678 contabilizados só neste período.

Os dados ainda apontam que os animais de médio porte, que são os suínos, caprinos e ovinos, são responsáveis por apenas 1% deste montante, com 117.036 exemplares na soma das 56 cidades que integram a região de Presidente Prudente. Os de grande porte, como bovinos, bubalinos e equinos, totalizam 2.149.819 animais, ou seja, cerca de 19% do valor fechado.

De acordo com o analista Junio Ambrósio, a divisão desproporcional se deve ao espaço e a necessidade de investimentos para a criação de animais como os frangos. “É necessário um espaço muito maior para os bois. Não tem comparação: em 24 mil metros quadrados, podemos criar apenas três mil bois. No mesmo espaço, é possível ter 3 milhões de aves”, conta.

O rebanho dos municípios tem diminuído gradativamente por conta da substituição pela agricultura, cada vez mais procurada pelos produtores rurais, ainda conforme o analista. “Continuamos a ser uma região forte na agropecuária, porém vivemos uma fase de transição. Apesar de ocorrer uma queda, ainda somos responsáveis por boa parte da produção do Estado”, conta.

Ainda de acordo com Ambrósio, a rentabilidade é um fator a ser considerado, mas varia muito da época em que os animais são comercializados.

Parapuã é a cidade que possui a maior produtora de animais de pequeno porte, com 2.550.150 exemplares. Um dos fatores que influenciam isso é a produção de ovos de codorna, que é a terceira maior de todo o país. Já Tupi Paulista se destaca pelos de médio porte, com 5.390 “cabeças” no rebanho do ano pesquisado. Os de grande porte são maioria em Mirante do Paranapanema, com 130.630 animais.

A pesquisa também aponta os índices da aquicultura na região. Euclides da Cunha Paulista, por exemplo, está em 18º na pesca de lambaris. Outras cidades que aparecem são Panorama, Presidente Epitácio e Rinópolis.

Os dados são obtidos pela Rede de Coleta do IBGE, mediante consulta a entidades pública e privada, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole