Acontece

44416

Sentenciados de Pacaembu receberão serviços na Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Mutirão de atividades ocorrerá na penitenciária de Pacaembu, na terça-feira (26)

3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade acontece nesta terça-feira (26), para os detentos da Penitenciária de Pacaembu (Foto: Reprodução/TV Fronteira) 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade acontece nesta terça-feira (26), para os detentos da Penitenciária de Pacaembu (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

PACAEMBU - Na terça-feira (26), a Penitenciária “Osias Lúcio dos Santos” da Penitenciária de Pacaembu receberá a 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que trará diversos serviços aos sentenciados. A cerimônia de abertura oficial do evento iniciará às 9h na própria unidade prisional. Na ocasião, os convidados e autoridades presentes poderão visitar o interior do pavilhão escolar para conhecer as atividades desenvolvidas no local.

O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.

A ação trará aos sentenciados exames de saúde como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV/Sífilis, além de avaliação de câncer bucal, emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento) e palestras sobre diversos assuntos: Resiliência, Cárcere e Saúde Mental, Vínculo Familiar e Preparação para a Liberdade.

Dados

Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole