- Atualizado em 15/07/2020 10:31

Acontece

50935

Saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS começa hoje para brasileiros nascidos em março

Será possível resgatar tudo o que estiver depositado.

NACIONAL - Brasileiros nascidos em março poderão usar, a partir desta segunda-feira, até mil e 45 reais do saldo do Fundo de Garantia, o FGTS.

A liberação do dinheiro é uma forma de tentar ajudar aqueles que foram economicamente afetados pela pandemia do coronavírus. O que também deve beneficiar o comércio, por exemplo, com o aumento das vendas. Qualquer brasileiro que tenha saldo em contas ativas ou inativas do FGTS, ou seja, do emprego atual ou dos antigos, poderá usar o dinheiro. Caso o valor seja de até R$ 1.045 será possível resgatar tudo o que estiver depositado.
 
O presidente da Caixa Econômica Federal alerta, porém, que o pagamento seguirá uma rotina parecida com a do auxílio emergencial. Pedro Guimarães explica que, a cada semana, será liberada para um grupo de pessoas, com base na data de nascimento, a movimentação do FGTS apenas pela internet.
 
 E que aqueles que quiserem fazer o saque em espécie ou transferir a grana para outra conta terão que esperar: Ou seja: nascidos em março, por exemplo, terão a grana do FGTS liberada nesta segunda, mas só poderão sacar em 22 de agosto.
 
Até lá, será possível pagar contas e fazer compras pela internet, por meio de um cartão de débito virtual, que deve ser criado no site da Caixa.
 
Ou até fazer compras no comércio via aplicativo de celular Caixa Tem, que informa na hora do pagamento um código a ser lido pela maquinha do cartão, caso o estabelecimento conte com a tecnologia.
 
Pedro Guimarães explica que, como também tem a questão do auxílio emergencial, o calendário foi pensado pra evitar novas aglomerações nas agências da Caixa, como as que foram vistas no começo da crise: 
 
Após a liberação, com base no mês de nascimento, o dinheiro ficará disponível pra saque até o fim de novembro. Caso não seja retirado até lá, voltará para o saldo do FGTS.
 
 O calendário de pagamentos está disponível no site da Caixa.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole