- Atualizado em 10:44

Acontece

43646

Rubiácea terá primeira usina solar de geração de energia da região

O empreendimento deve ficar pronto em oito meses

Foto ilustrativa Foto ilustrativa

RUBIÁCEA - Começa a ser instalada no mês que vem, em Rubiácea, a primeira usina solar de minigeração de energia da região. O parque solar será instalado em uma área arrendada do sítio Nossa Senhora de Fátima, na estrada vicinal Ângelo Zancaner. O empreendimento deve ficar pronto em oito meses. A região de Rubiácea foi escolhida por possuir recurso solar com índices de irradiação médio anual de 5139 Wh/m² (watt-hora por metro quadrado) por dia. Esse valor está acima da média de incidência de raios solares no País.

De acordo com o engenheiro Edmar de Andrade Schiavoni, que foi contratado pela empresa GD Solar para obter os licenciamentos necessários, o parque solar deve gerar 11 mil megawatts/hora por ano. Essa quantidade é suficiente para o abastecimento de aproximadamente quatro mil residências.

Conforme a empresa, essa energia deve ser passada para a CPFL Paulista por meio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pelo sistema de compensação de energia elétrica. Nesse sistema, toda a energia ativa, em watts, injetada na rede pelo sistema gerador de uma unidade consumidora, é emprestada gratuitamente à distribuidora local e posteriormente compensada sobre o consumo de energia elétrica ativa, também em watts, dessa mesma unidade consumidora ou de outra.

A planta da Unidade Fotovoltaica Rubiácea será composta por 16,8 mil módulos de 330 watts-pico (máxima potência elétrica na saída do módulo fotovoltaico), 38 inversores de 120 kilowatt e uma cabine de medição. O investimento para o empreendimento é de aproximadamente R$ 25 milhões, divididos em compra de equipamentos, elaboração de projetos, contratação de mão de obra e instalação da usina.

De acordo com o engenheiro, além do beneficio ambiental com a geração de energia limpa, o município e o Estado serão beneficiados com a geração de empregos tanto na fase de instalação como na fase de operação. A previsão é de gerar 120 empregos diretos e indiretos na fase de implantação. Na fase de operação deverão ser contratadas empresas locais para a manutenção e controle da usina.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole