Acontece

28665

Rio Santo Anastácio sofre com o assoreamento e pode secar

Rio é capaz de fornecer água para 30% da população prudentina. Seminário será realizado para discutir soluções para o problema

PRESIDENTE PRUDENTE - Os principais rios que abastecem as cidades do Oeste Paulista estão sofrendo com o assoreamento. O Rio Santo Anastácio, por exemplo, capaz de fornecer água para 30% da população prudentina, dá sinais de que se continuar dessa forma, ele e as nascentes e afluentes, tendem a acabar.

A água ainda passa no Córrego do Limoeiro, mas não se vê tanta mata em volta para proteger esse trajeto, situação que preocupa as autoridades ambientais da região.

O assistente técnico de promotoria do Gaema, Luiz Fernando de Jesus Tavares, afirma que “a preocupação é proteger os espaços que chamamos de áreas ciliares”. “Com a formação florestal destas áreas, a gente acaba protegendo o curso d'água, os rios, os córregos, os reservatórios, as lagoas e as nascentes do processo de assoreamento e contaminação”.

Em um trecho do córrego limoeiro, que é afluente do Rio Santo Anastácio, o assoreamento é nítido. Em volta é possível ver uma areia de cor clara que não deveria estar ali. Ela é resultado de uma erosão que aconteceu em um outro lugar e foi parar ali por falta de mata ciliar e de serviço de conservação de solo.

O trecho fica em Álvares Machado e a falta dessas estruturas possibilita a diminuição da vazão de água e altera também a qualidade dela. O Rio Santo Anastácio abastece 30% de Presidente Prudente e necessita ser preservado, mas a atitude dos produtores rurais responsáveis pelas áreas que ficam em volta dele é voluntária e faz parte do programa "Produtor de Água".

“Contratos feitos por produtores rurais para que eles possam isolar suas áreas consideradas como preservação permanente e propiciar a restauração florestal destes espaços”, diz Tavares sobre o programa.

O integrante da Comissão de Defesa e Preservação da Espécie e do Meio Ambiente, Carlos Alberto Arraes, diz que o reflexo da falta de cuidado com os rios da região já é percebido e que num futuro próximo isso pode piorar ainda mais.

“Esta consciência de cuidar dos rios e matas é de extrema importância hoje. Se não tivermos esse trabalho e cuidado e se não refazermos as nossas matas ciliares que foram destruídas ao longo da história local vamos correr um sério rico de perder o nosso rio”, aponta Arraes. “Não perderemos o rio somente para o assoreamento, mas também o perderemos no sentido de ele secar”.

Para tratar sobre o assunto, será realizado o "Seminário Regional sobre o Programa 'Produtor de Água' para criação da área de proteção e recuperação de manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio". O evento será em Anhumas, a partir das 8h30, no Centro Comunitário Ataliba Rodrigues Filho. Quem se submeter ao programa será beneficiado financeiramente.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole