Acontece

41884

Procura pelo cadastramento biométrico na Comarca é baixo, aponta Cartório Eleitoral

Apenas 20% dos eleitores atualizaram o cadastro

OSVALDO CRUZ - Ainda é baixa a procura dos eleitores na Comarca de Osvaldo Cruz para atualização do cadastramento eleitoral, voltado à biometria.

De acordo com informações fornecidas pelo Cartório Eleitoral da Comarca, apenas 20% dos eleitores já atualizaram seu cadastro.

Vale lembrar, no entanto, que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório na Comarca e a previsão é de que para as eleições de 2020 a novidade seja, de fato, necessária para votar.

O alerta, porém, é que os eleitores não deixem para atualizar somente no período obrigatório.

Cartório Itinerante

Uma das ações implantas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), é o projeto Cartório Itinerante.

O projeto Cartório Itinerante foi implantado em abril deste ano em locais com grande fluxo de pessoas e ofereceu, inicialmente, o agendamento de horário para a coleta das digitais ao eleitor. Posteriormente, a Justiça Eleitoral ampliou o projeto e o serviço da biometria foi levado até o cidadão em diversos espaços públicos e privados, como Prefeitura, Poupatempo, fórum, faculdades, hospitais, escolas e, mais recentemente, também em empresas.

Na comarca, o Cartório Itinerante tem atuado em Sagres às terças e quartas-feiras, na Câmara Municipal.

A tendência é que em fevereiro do ano que vem, os trabalhos aconteçam, também, em Parapuã.

Mutirão da Biometria

Para incentivar o eleitor a atualizar o cadastro, os cartórios de todo o Estado irão realizar, em dezembro, um mutirão especial. Os trabalhos serão feitos nas Comarcas obrigatórias e não obrigatórias.

O atendimento será realizado nos dias 2, 8, 9 e 16, sempre das 9h às 18 horas.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

Até maio de 2017, 7.467.857 eleitores (aproximadamente 22,7% do eleitorado paulista) já haviam feito a identificação biométrica no Estado – 2.813.928 desses na capital (31,4% dos eleitores da cidade).

Agendamento

Os eleitores da Comarca de Osvaldo Cruz podem agendar o cadastramento através do site http://www.tre-sp.jus.br, ou pelo telefone: (18) 3529-1511.

O agendamento pode ser feito a partir das 12 horas.

O Cartório Eleitoral da Comarca fica na rua Bélgica, 440, Jardim das Bandeiras.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole