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Procon orienta consumidores ao pagamento de contas durante greve dos bancários

O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve

GERAL - Em razão da paralisação dos funcionários de algumas agências bancárias, o Procon orienta sobre os direitos do consumidor que não conseguirem efetuar o pagamento de suas contas com vencimento durante a paralisação.

É importante que o consumidor fique ciente de que não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo. Para não ser cobrado de eventuais encargos, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda aos consumidores que tenham contas com data de vencimento durante a paralisação a entrarem em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento (internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, etc.)

As empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento, diante deste quadro. Assim caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito.

O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.

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