Acontece

37970

Presos engolem microcelulares, fones de ouvido e droga em Pres. Bernardes

Até a tarde desta quinta-feira (12), eles expeliram dez aparelhos telefônicos. Exames de raios-x mostraram a presença dos materiais nos detentos

Detentos engoliram microcelulares, fios, fones de ouvido e droga (Foto: Cedida) Detentos engoliram microcelulares, fios, fones de ouvido e droga (Foto: Cedida)

PRESIDENTE BERNARDES - Dois detentos da Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara", em Presidente Bernardes, foram encaminhados ao hospital após engolirem microcelulares, fones de ouvido, fios e droga. Os objetos foram localizados dentro dos corpos dos setenciados nesta quarta-feira (11), durante procedimento de revista geral. Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou na tarde desta quinta-feira (12), eles já começaram a expelir os materiais.

Ainda de acordo com a SAP, durante a revista, os detentos "despertaram suspeitas nos agentes de que teriam engolido objetos ilícitos com o objetivo de ocultá-los".
"Foram isolados e encaminhados ao Hospital de Presidente Bernardes, onde foram submetidos a exames de raios-x, sendo constatada a presença de objetos estranhos no estômago dos dois reeducandos. Ambos foram removidos ao Hospital Regional [HR] de Presidente Prudente com indicação de cirurgia", explicou a secretaria.

Contudo, no HR, a equipe médica entendeu que não haveria necessidade de procedimento cirúrgico, "sendo prescritos laxantes para evacuação dos objetos".

A SAP informou que eles voltaram ao presídio, onde “estão isolados dos demais”. “Até o presente momento, o primeiro sentenciado eliminou seis microcelulares, quatro fones de ouvido e três pedaços de fio através de vômito e evacuação. O segundo sentenciado eliminou, através de vômitos e evacuação, quatro aparelhos microcelulares, duas porções de substância esverdeada que presume-se tratar de maconha e um fone de ouvido”, informou.

A pasta também salientou que os dois presos responderão a Processo Administrativo Disciplinar, “sujeitos às penalidades previstas na legislação”.

O presídio tem capacidade para abrigar 1.247 detentos e conta atualmente com uma população de 1.923. Além disso, também tem uma ala de progressão penitenciária com capacidade para 204 presos, mas com uma população atual de 170, conforme os dados da SAP.

Vizinha ao RDD

A Penitenciária "Silvio Yoshihiko Hinohara" está localizada no km 586 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e fica ao lado do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP), unidade prisional em que funciona o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que é um sistema mais rígido de cumprimento de pena.

No mês passado, a SAP transferiu para o RDD, em Presidente Bernardes, 13 líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Entre eles, estava Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que é considerado o principal chefe da organização. A remoção foi determinada pela Justiça, após um pedido da Polícia Civil, no encerramento da Operação Ethos, que apontou o envolvimento de advogados com a facção.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole