Acontece

44052

Prefeitura anuncia mudanças para o descarte de resíduos das podas de árvores e jardinagem

O Ecoponto funcionará com um controle de entrada e saída desses material

Silvana Maciel - Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. (Foto: Arquivo) Silvana Maciel - Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. (Foto: Arquivo)

OSVALDO CRUZ - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente anunciou essa semana algumas mudanças com relação as podas de árvores e descarte dos resíduos de jardinagem no município de Osvaldo Cruz. A prefeitura disponibilizará à população um Ecoponto, localizado no prolongamento da Av. Presidente Roosevelt, para que haja um controle no volume desses resíduos.

Segundo a engenheira ambiental, Silvana Maciel, o município já dispõe de uma área onde ocorre o descarte, porém eles ficam amontoados. Além dos resíduos, as pessoas também estão levando o lixo doméstico, por isso a prefeitura colocará um funcionário para controlar a entrada e saída dos podadores. "Para dar o destino ambientalmente adequado para esse material, a prefeitura tem um custo, portanto a partir do dia 1º de junho, haverá uma cobrança por descarte", disse.

A prefeitura também fará a aquisição de um triturador para transformar árvore em substrato. O equipamento ficará no Ecoponto para atender as necessidades do local.

"Os resíduos de jardinagem também serão destinados a esse local, pois a partir dessa data os profissionais na área de jardinagem não poderão mais descartar em caçambas junto com os restos de construção civil", ressaltou a engenheira.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também as exigências técnicas da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Osvaldo Cruz está se enquadrando de acordo com o que a legislação permite.

A Lei nº 12.305/10, que institui essa política é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Taxa por descarte

Para maior organização, a taxa será cobrada através de um boleto. Inicialmente o valor será de R$ 10 por árvore.

Para mais informações entrar em contato com a secretaria pelo telefone (18) 3529-1877.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole