Acontece

27534

Planejamento é 'palavra de ordem' para controlar gastos em 2015

Para acompanhar despesas, uma sugestão é montar uma planilha

GERAL - O fim do ano chegou e com ele a vontade de gastar. Para que esse impulso não atrapalhe o orçamento de 2015, é preciso organizar as contas. Portanto, neste final de ano a palavra de ordem nos assuntos financeiros é planejamento.

Imposto sobre a Propriedade de Automóveis (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), matrícula escolar, água, luz. Essa são sí algumas das contas da médica Lucélia Bernardino. Ela tem três filhos e diz que tantas despesas trouxeram dor de cabeça à família. Porém, o sofrimento de antes deu lugar ao planejamento.

“Logo que a gente casa, acaba aumentando os gastos. Não sabia exatamente como controlá-los. Nós [o casal], então, começamos a colocar tudo no papel. No início foi mais complicado, mas agora já tiramos de letra”, afirmou a médica.

Lição aprendida e repetida a cada mês. Atualmente a profissional utiliza uma planilha para saber quais são os gastos familiares e coloca tudo no papel. Segundo ela, somente desta forma é possível terminar o ano no azul.

“Nós temos dividido os gastos da seguinte forma: a gente já separa uma parte do nosso ganho para as contas fixas, que já são existentes. O que sobra é dividido: uma parte para emergência, uma para lazer, e outra para viagem. A gente tem que dividir desta forma, priorizando as contas fixas”.

Quem aprova o hábito da médica é o consultor financeiro Everson José Juarez. Segundo ele, o planejamento é o único segredo para a população não se endividar durante o ano.

“A pessoa que faz isso age de maneira correta. Põe no papel para quem deve, quanto deve e o valor que deve. Assim, uma parte do dinheiro extra que entra, como um abono salarial ou o 13º salário, pode ser deixada para suprir as despesas. A outra parte é voltada para consumo”.

Ainda conforme o consultor financeiro, se durante a organização das contas as pessoas perceberem que não sobrará dinheiro, é hora de dar mais atenção a um dos gastos.

O consultor ainda acrescenta que se tudo for colocado no papel ,é possível observar quais são os excessos. Além disso, quando todos os gastos estão detalhados, a vida financeira se torna mais fácil, conforme ele.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole