Acontece

40580

Penitenciária de Lucélia promove 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Evento será realizado nesta terça-feira e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais

Prendedores de roupas são um dos itens produzidos pelos sentenciados na Penitenciária de Lucélia (Foto: Da Assessoria) Prendedores de roupas são um dos itens produzidos pelos sentenciados na Penitenciária de Lucélia (Foto: Da Assessoria)

LUCÉLIA - Depois do sucesso da primeira edição da ação no ano passado, que resultou em cerca de 4 mil atendimentos aos sentenciados da Penitenciária de Lucélia, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta terça-feira (15). A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, resultou em 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste).

A 2º edição da jornada vem dar continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária.  O evento oficial terá início às 09h com cerimônia de abertura, seguindo durante todo o dia. Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada se desenvolverão ao longo da semana. No local, haverá exposição de produtos produzidos pelos sentenciados como sacolas para embalagens, prendedores e cadeiras de área e também apresentação musical do reeducandos do regime semiaberto.

Atividades

O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Para tanto, haverá emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos e de enfermagem como testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Também haverá cortes de cabelo e palestras sobre noções básicas de primeiros socorros, DST’s, motivacionais e sobre serviços da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef), além da exibição do filme Os Dez Mandamentos, tudo para os sentenciados.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole