- Atualizado em 27/07/2020 16:58

Acontece

51054

Osvaldo Cruz tem 13 servidores públicos das mais diversas esferas de governo que receberam auxílio emergencial indevidamente

Relatório é da Controladoria Geral da União

REGIONAL - Osvaldo Cruz aparece com 13 servidores públicos que podem ser das mais diversas esferas de governo (federal, estadual e municipal) que receberam indevidamente o auxílio emergencial da União para enfrentamento à pandemia.

A identificação foi possível devido cruzamento de bases de dados do Governo Federal, com objetivo de combater erros e irregularidades no pagamento do benefício.

O Auxílio de R$ 600 – ou R$ 1.200 para mães chefes de família – é destinado a trabalhadores informais, MEIs (microempreendedores individuais), autônomos e desempregados, e não pode ser pago a agentes públicos, mesmo que temporários.

As cidades de Osvaldo Cruz, com 13 casos, e Flora Rica, com 12 irregularidades, possuem o maior montante de registros no levantamento da CGU divulgado ao Impacto. Já os municípios de Inúbia Paulista, Parapuã e Salmourão não possuem casos de recebimento indevido do benefício por servidores públicos.

A Controladoria-Geral pontua que as ocorrências, relacionadas a pagamentos a agentes públicos incluídos como beneficiários, demandam apuração individualizada pelos gestores responsáveis, pois, pela forma de operacionalização do benefício, “é possível que os servidores não tenham feito solicitação para seu recebimento, mas que tenham sido incluídos como beneficiários do Auxílio de forma automática por estarem no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Programa Bolsa Família”.

“Há também a possibilidade de que o CPF do servidor tenha sido inserido como solicitante do Auxílio de forma indevida por outra pessoa. E ainda os casos de servidores que fizeram o cadastro para recebimento do auxílio antes do início do seu vínculo com a administração”, ressalva a CGU.

DEVOLUÇÃO

Tem um caminho para devolver esse dinheiro. É preciso acessar o site devoluçãoauxilioemergencial.cidadania.gov.br e retirar uma guia de recolhimento bancário.

Para se resguardar, a pessoa também pode registrar um boletim de ocorrência avisando que teve seus dados usados indevidamente.

SERVIDORES PÚBLICOS QUE RECEBERAM AUXÍLIO

Por município
Adamantina: 4
Flora Rica: 12
Flórida Paulista: 9
Irapuru: 2
Lucélia: 6
Mariápolis: 2
Osvaldo Cruz: 13
Pacaembu: 1
Pracinha: 1
Rinópolis: 3
Sagres: 5

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole