Acontece

36999

Osvaldo Cruz Diesel alerta sobre a importância da manutenção preventiva da frota de caminhões

A manutenção preventiva é uma das soluções mais importantes para contribuir com a redução de acidentes nas estradas.

A Osvaldo Cruz Diesel destaca sobre a importância da manutenção preventiva da frota de caminhões, pois é por meio da manutenção periódica que contribuirá para que o desempenho do caminhão seja constante, e isso representará uma melhora na produtividade.

Os caminhões figuram a modalidade de transporte de cargas mais utilizado no Brasil e a falta de manutenção preventiva tem sido um dos maiores causadores de acidentes, atrasos nas entregas e outros prejuízos que elevam o custo dos serviços de frete. Esses fatores contribuem para a falta de credibilidade dos serviços de transporte do país, no entanto, a conscientização para a realização da manutenção preventiva da frota de caminhões pode mudar esse cenário e tornar o segmento mais confiável, seguro e lucrativo.

Segundo a agência CNT de notícias, a idade média da frota de caminhões que circulam pelo Brasil é de 19 anos entre os caminhoneiros autônomos e 8 anos entre as empresas. Além disso, o estudo realizado aponta que 32% da frota nacional tem mais de 20 anos de uso e 17% mais de 30 anos ativos. Esses números realçam ainda mais a importância da manutenção preventiva e, para ajudar você a entender melhor, listamos 5 benefícios que essa atitude responsável  podem trazer. Confira.

1. Reduz os riscos de acidentes

A manutenção preventiva é uma das soluções mais importantes para contribuir com a redução de acidentes nas estradas. Ela permite que problemas sejam identificados com antecedência, antes que se agravem, e ajuda a reduzir os riscos. Além disso, peças que apresentam alto índice de desgaste natural devem ser substituídas antes do fim da sua vida útil. Geralmente, as revisões periódicas avaliam esse desgaste, que pode acontecer antes do previsto, dependendo da forma como o caminhão é conduzido. Rodar com essas peças desgastadas diminui a eficiência, aumenta o consumo de combustível e ainda pode ocasionar acidentes por falhas. Por isso, não comprometa a sua segurança e a dos outros.

2. Permite não ser surpreendido pela fiscalização

Devido ao alto registro de acidentes gerados por falta de manutenção preventiva dos veículos, a polícia rodoviária intensificou a fiscalização e pode gerar prejuízos para o caminhoneiro com o tempo parado, caso sejam identificadas irregularidades. Sem contar com a multa, que pode pesar no bolso e colocar em risco a lucratividade do frete contratado. As revisões periódicas são obrigatórias e, para caminhões e ônibus, a fiscalização é realizada bem de perto. Por isso, não seja pego de surpresa. Fique em dia com a manutenção preventiva da sua frota de caminhões.

3. Melhora o desempenho da frota de caminhões

Considere o caminhão como um grupo de peças e componentes que trabalham em conjunto para proporcionar eficiência, segurança e conforto aos motoristas. Quando uma dessas peças ou componentes deixam de funcionar corretamente, comprometem o funcionamento de todos os outros, acaba diminuindo o desempenho do caminhão. O esforço do motor se torna maior, gerando aumento no consumo de combustível e acelerando o desgaste das outras peças. A manutenção preventiva poderá garantir que o desempenho do caminhão seja constante, e isso representará uma melhora na produtividade.

4. Aumento da eficiência e qualidade dos serviços

Com a manutenção preventiva, a frota de caminhões registrará baixos índices de quebra e os clientes terão suas mercadorias com entregas no prazo. Com a alta competitividade no mercado de frete, sabemos que a confiabilidade e a pontualidade podem se tornar um grande diferencial e isso pode representar a sua imagem no segmento. Além disso, clientes satisfeitos aumentam a confiança para contratar os seus serviços, podem ser fidelizados e ainda propagar a sua eficiência indicando o seu trabalho para outros clientes.

5. Redução de custos e aumento da lucratividade

A frota de caminhões é a sua ferramenta de trabalho e o que gera receitas para custear o seu negócio e proporcionar lucros. Seguindo essa linha de raciocínio, quanto melhor forem as suas condições, melhor será a sua produtividade e, consequentemente, a lucratividade. Especialistas afirmam que a manutenção preventiva é capaz de gerar redução de custos por antecipar possíveis falhas. Uma peça com desgaste acelerado, se for substituída logo, impedirá que outras peças sejam afetadas por ela. Assim, o tempo necessário para a manutenção será menor e os custos serão de apenas uma peça.

E você, realiza a manutenção preventiva da sua frota de caminhões? Conta para a gente pelos comentários.

A Osvaldo Cruz Diesel conta com uma equipe completa e altamente qualificada para revisões e dúvidas.
Seu caminhão merece o melhor, merece Osvaldo Cruz Diesel.

A Osvaldo Cruz Diesel fica na rua Luiz Pesci, 55, no Distrito Industrial. O telefone é o (18) 3528-3383 e ainda o (18) 3529-1115.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole