Acontece

27271

Novembro azul: saúde realiza ações a partir de segunda-feira

Objetivo é conscientizar homens sobre o Câncer de Próstata

OSVALDO CRUZ - Após um mês de outubro recheado de ações voltadas ao combate do Câncer de Mama, a secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz inicia nesta segunda-feira, 3, ações voltadas ao Novembro Azul que visa conscientizar, e prevenir, os homens sobre os riscos do Câncer de Próstata.

A abertura acontece na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Assim como o Outubro Rosa, as ações do Novembro Azul viraram lei em Osvaldo Cruz e devem ser exaustivamente durante todo o mês de novembro na cidade.

Para este ano, estão previstas, assim como no Outubro Rosa distribuições de materiais de prevenção ao câncer e agendamento de uma série de exames preventivos para os homens.

2013

No ano passado, de acordo com a secretária de Saúde de Osvaldo Cruz, Ivete Conca, a procura dos homens para fazer o exame preventivo superou as expectativas.

“Ficamos surpresos com a procura. Fizemos a coleta de 275 exames e alguns já estão retornando os resultados”, destacou.

Os números da ação, de acordo com Ivete, foram satisfatórios.

“Atingimos até mais do que a gente esperava. O homem tem uma certa resistência a esse tipo de exame, mas a procura deles nos deixou satisfeitos”, garantiu a secretária.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis.

Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos, o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole