Acontece

7660

MP investiga mortandade de bicho-da-seda na região

Uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de cana-de-açúcar pode ser o responsável

PRESIDENTE PRUDENTE - O Ministério Público do Estado (MPE) investiga a suposta relação entre a baixa significativa na produção do bicho-da-seda em municípios da região, e o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras de cana-de-açúcar.
 
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Marcos Akira Mizusaki, o inquérito foi instaurado devido denúncias de produtores, e encontra-se em fase pericial. Ele já solicitou elaboração de perícia, no intuito de buscar elementos que comprovem tal vínculo.
 
“Existem indícios, mas ainda não posso tecer afirmações, sem o laudo pericial”, expõe. Criadores regionais do bicho-da-seda lamentam o cenário de perdas da produção, que em alguns casos chegam a 100%. O técnico regional da Bratac – uma das maiores empresas de fiação da seda no País -, Adaílson de Oliveira, que há 15 anos atua na região, afirma que nunca presenciou tamanho problema em relação à produção do bicho-da-seda.
 
Mizusaki esclarece que, em 2010, participou de audiência com produtores de Sandovalina. “Nesta ocasião, eles expuseram a situação enfrentada”, diz.
 
Com a finalização da perícia – ainda sem prazo definido, devido sua complexidade -, o promotor adianta que realizará audiência pública para que representantes das empresas fabricantes de agrotóxico possam expor detalhes sobre o produto, como ele deve ser aplicado, qual a quantidade e o clima adequados para tanto, e as consequências do uso incorreto. “Isto porque pode ser que o problema não esteja no produto em si, e sim na maneira como é utilizado”, observa. Acrescenta que a audiência também será realizada para que os produtores rurais possam expor a problemática por eles enfrentada.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole