- Atualizado em 10:50

Acontece

36578

Mais de 60% dos municípios do Oeste Paulista estão sem delegados

Situação foi informada pelo delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo. Youssef Abou Chahin se reuniu com policiais nesta quinta-feira (22)

REGIONAL - O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chahin, informou na tarde desta quinta-feira (22) que, dos 54 municípios que compõem a área de abrangência do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) que tem sede em Presidente Prudente, 35 não possuem delegados. Com isso, o índice das cidades da região que não possuem a presença da autoridade policial corresponde a 64,81%. Conforme Chahin, já existe a previsão de novas contratações de policiais para o Oeste Paulita e também para todo o Estado de São Paulo.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo efetivo da polícia aqui na região. Os policiais têm se desdobrado, mantendo os índices de criminalidade aceitáveis. Há previsão de novas contratações de policiais aqui para a região e também para todo o Estado. A defasem da Polícia Civil atualmente passa de sete mil homens e os governantes estão cientes disso. Estamos aguardando nomeações por um período curto. Temos concursos realizados recentemente em que as contratações foram parciais. Já entramos com um requerimento solicitando a contratação dos remanescentes, bem como a realização de novos concursos para 2017 e 2018”, afirmou o delegado-geral ao G1.

Chahin ainda informou ao G1 que para auxiliar na redução do défcti de policiais um novo sistema de registro de ocorrências está em processo de experiência. “Temos um piloto que está sendo desenvolvido na seccional de São Sebastião [SP], que são flagrantes elaborados com videoconferência pelo delegado. Esse sistema seria uma saída para agilizarmos os flagrantes, além de conseguirmos uma economia processual, pois você economiza combustível e deslocamento do delegado e do investigador para outra cidade”, explicou ao G1.

O piloto para elaboração de flagrantes via videoconferência é um procedimento recente adotado no Estado e após um período de aprimoramento também deverá ser implantado na região de Presidente Prudente.

"Esse sistema está em funcionamento há pouco mais de duas semanas em São Sebastião. Pretendemos ter uma experiência de dois meses, pois tivemos que fazer contato com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Também tivemos que comprar a certificação digital, que é a assinatura do delegado e do escrivão. Muito em breve os inquéritos policiais serão todos eletrônicos. Em um futuro próximo, esse sistema deve estar em funcionamento em todo o Estado”, pontuou o delegado-geral ao G1.

Com relação à criminalidade no Oeste Paulista, Chain a considera controlada. “A criminalidade na região é bem controlada. O índice de esclarecimentos é muito bom. Às vezes, não conseguimos evitar o crime, mas é importante que ele seja esclarecido. Essa região tem um dos melhores índices de esclarecimentos do Estado. Estou contetnte com a região”, afirmou ao G1.

Chain se encontrou na tarde desta quinta-feira (22) com todos os delegados da área de abrangência do Deinter-8, na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, para uma reunião com o objetivo de apresentar novas ideias e também ouvir a opinião dos policiais civis. Antes, ele esteve reunido com agentes da corporação em Presidente Venceslau.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole