Acontece

47056

Investigações em Rancharia deflagram Operação Interestadual Pacamã contra golpes na venda de caminhões

Crimes eram aplicados por meio da internet

RANCHARIA - A Delegacia Seccional de Presidente Prudente (SP) realiza, por meio da Delegacia da Polícia Civil de Rancharia (SP), com apoio de policiais civis do Estado do Paraná (PR), a Operação Pacamã, que visa a desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes em todo o Brasil, a partir de patrocínio de falsos anúncios de caminhões, cavalos mecânicos e carretas em plataforma de comércio eletrônico. Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão são cumpridos nesta segunda-feira (18).

As investigações começaram há três meses, quando um morador de Rancharia informou o crime. O empresário, que não teve a idade divulgada, sofreu um prejuízo de R$ 14 mil.

A partir daí, os policiais civis descobriram que desconhecidos – com uso de celulares registrados em nome de terceiros – aplicam golpes similares em todo o Brasil. Todos do grupo usam nomes falsos.

(continua após a publicidade)

Dr. Pet 150 (acontece) - 18/02/2019

‘Modus operandi’

As investigações revelaram que o grupo criminoso é estruturado a partir de pessoas responsáveis pela captação de anúncios em conhecido site nacional de aproximação de vendedores e compradores.

Com imagens e informações de caminhões, cavalos mecânicos e carretas, o grupo patrocinava um novo anúncio com as fotos obtidas, porém, desta vez, com telefone em nome de um dos criminosos, que se passava por proprietário.

Em um segundo momento, quando vítimas de todo o Brasil telefonam para o número do anúncio, um dos integrantes se passa por proprietário do caminhão e indica outro telefone, anunciado como do “banco da concessionária de caminhões”.

A partir de segundo telefonema é que entra em ação a líder do grupo, identificada como uma mulher, de 53 anos. Durante parte das investigações, ela atuou a partir do litoral paulista, especificamente em Santos (SP), mas atualmente reside em Londrina (PR).

“A mulher, com anotações criminais por estelionato, entra em ação se passando por advogada do banco e confirma que o veículo pode ser renegociado, desde que realizada a quitação de parcelas de financiamento em atraso”, explicou a Polícia Civil.

 

A consumação dos crimes ocorre quando as vítimas depositam quantias, que acreditam ser em favor do banco.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole