Acontece

25954

Imprudência e velocidade são apontadas como principais causas de acidentes na zona urbana de Osvaldo Cruz

Pelo menos quatro acidentes em menos de uma semana, um deles com morte, foram registrados nas ruas da cidade

OSVALDO CRUZ - A violência no trânsito de Osvaldo Cruz volta a estampar as principais páginas dos jornais da região depois de uma nova série de acidentes num espaço de menos de uma semana, um deles com a morte de um jovem motociclista, em avenidas da região central da cidade.

O que chama a atenção nesses fatos é o cenário: cruzamentos muito bem sinalizados e com a presença de semáforos, o que aponta a imprudência ao volante e o excesso de velocidade, aliados, muitas vezes, ao desrespeito às leis de trânsito, como prováveis responsáveis por ocorrências como essas.

Os casos

 

O primeiro acidente da série aconteceu no final da tarde da quarta-feira passada, 16, em que a Polícia Militar registrou o fato envolvendo um caminhão e uma motocicleta. A colisão terminou apenas com danos materiais.

Na noite da quinta-feira, 17, por volta das 19h30, um caminhão desgovernou-se, subiu a calçada e arrancou um dos postes do semáforo instalado no cruzamento das avenidas Max Wirth e Presidente Roosevelt. Neste caso, apesar dos danos materiais, ninguém se feriu. Os custos dos reparos no equipamento da sinalização semafórica, ainda sem previsão de serem realizados, não serão pagos pela Prefeitura, mas pelo seguro da empresa que é proprietária do caminhão que atingiu o sinal.

Já na noite da sexta-feira, 18, por volta das 20 horas, um motociclista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Pronto-Socorro da Santa Casa local após envolver-se em um acidente no cruzamento das avenidas Dr. Miranda e Max Wirth. O local também possui semáforo.

Porém, o caso mais grave aconteceu na madrugada do domingo, 20, por volta de 1h35, no cruzamento das avenidas Brasil e Presidente Roosevelt.

O entregador de lanches Carlos Alexandre da Silva, de 25 anos, pilotava uma moto Honda CG 125 pela Roosevelt no sentido do Residencial Santa Mônica ao cemitério quando bateu num Fiat Uno conduzido pelo ajudante geral de iniciais A.C.A., também de Osvaldo Cruz, que trafegava pela Brasil.

Na versão do condutor do Fiat, que não teve ferimentos, ele havia saído do serviço e ia para casa no sentido do estádio Breno Ribeiro do Val ao Jardim das Bandeiras quando, no cruzamento da Brasil com a Roosevelt, o semáforo estava no amarelo intermitente (em virtude do horário) e a moto teria avançado o cruzamento, ocorrendo o acidente.

O motociclista chegou a ser socorrido à Santa Casa, mas lá foi constatado o trauma de crânio que causou a morte do rapaz.

Apelo

 

Em entrevista à Rádio Clube AM e em material distribuído pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura na semana passada, antes dos acidentes citados, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Clóvis Jair da Costa, fez um apelo aos condutores porque, segundo ele, há diversas reclamações sobre veículos em alta velocidade nas vias da cidade.

Costa pediu ainda que os pedestres fossem respeitados. “É importante que o condutor sinta o lado do pedestre e passe a obedecer as regras de trânsito. O recado vale também para os pedestres. É necessário que eles usem as faixas que nós estamos refazendo dentro das possibilidades”, alertou.

Orientação

 

Como em determinado horário da noite os semáforos entram em alerta no amarelo intermitente até o amanhecer (e os últimos acidentes registrados nas ruas de Osvaldo Cruz se deram em cruzamentos semaforizados), uma dúvida surgiu: neste caso de quem é a preferencial? Segundo o instrutor de autoescola Fábio Bertassi, é do veículo que estiver à direita do condutor.

“Numa intersecção em nível, que é o cruzamento de vias, sem as placas de parada obrigatória ou em caso de sinal intermitente amarelo, tem a preferência de passagem o veículo que estiver à direita do condutor”, orientou Bertassi, citando o Código de Trânsito Brasileiro.

O instrutor lembrou também da importância da educação no trânsito, que, segundo ele, pode salvar vidas. “Educação vem de berço, diz o ditado popular, mas eu acho um absurdo que a educação de trânsito ocorra somente a partir dos 18 anos de idade. Eu já tenho 12 anos de autoescola e, sem generalizar, mas, por mais que a gente fale, muita gente não tem consciência de que o trânsito não é brincadeira e pode tirar vidas”, desabafou ao mencionar também que “a mesma velocidade que emociona é a que mata”.

Autora de um projeto de educação no trânsito a ser inserido nas escolas, mas vetado pelo então prefeito Valter Luiz Martins (PSDB), a ex-vereadora e atual presidente do Rotary Clube de Osvaldo Cruz, Cícera Regina Tenório, busca resgatar a ideia de orientar as crianças acerca do assunto.

“Na última reunião [do Rotary] tivemos uma palestra com o Luciano Cenedesi, instrutor do Sest/Senat, de Presidente Prudente, para darmos início a um projeto junto às escolas. Mas esse projeto tem que ter continuidade, senão o trabalho se perde. Aliás, a educação de trânsito deve abranger todas as faixas etárias. Acredito que ainda teremos um setor de educação de trânsito em Osvaldo Cruz. Só assim mudaremos essa realidade”, completou Cícera.

Já a Prefeitura realiza desde 2012, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Clube de Osvaldo Cruz, Rotary Clube de Osvaldo Cruz-Califórnia, Rotaract, Interact, autoescolas e empresas da cidade, uma campanha de conscientização por meio da distribuição de panfletos e abordagem de condutores e pedestres na região central no sentido de diminuir os acidentes nas ruas da cidade e preservar a vida de pedestres e motociclistas.

As ações consistem em posicionar duas equipes em cada semáforo do trecho revitalizado da avenida Brasil e outras duas equipes volantes, comandadas pela Polícia Militar, para abordar motoristas, motociclistas e ciclistas a fim de chamar a atenção das pessoas para as leis do trânsito.

Já os pedestres são orientados a andar nas calçadas e a atravessar a rua em linha reta pela faixa e/ou lombofaixa e a campanha ainda prevê palestras para pais e alunos, concursos de frases educativas sobre o trânsito em todas as escolas da cidade.

Para este ano ainda não foi definida uma data para a realização da campanha.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole